Aqui está o novo Lancia Ypsilon “apanhado” em Itália durante as sessões de fotos e vídeo. Com toda a certeza, esta terceira geração muda o paradigma de estilo da marca, incluindo alguns detalhes do protótipo Pu+Ra. Por outro lado, o novo modelo (primeiro da “nova” Lancia) será vendido com motores híbridos e elétricos e sairá do exílio italiano a que foi votado há alguns anos.
O Lancia Ypsilon foi o automóvel que restou dos despojos da dizimada marca italiana, celebre pela sua participação no Mundial de Ralis. Com toda a certeza, foi a ambição de tornar a Lancia uma marca premium que acabou com a casa criada por Vicenzo Lancia.
Novo Lancia Ypsilon está muito diferente
Chegado à terceira geração, o novo Lancia Ypsillon está muito diferente daquilo que conhecíamos. O automóvel que se vendia apenas em Itália, mas que chegou a vender mais que a Alfa Romeo em todo o Mundo, vai dar lugar a um produto típico Stellantis.
Em primeiro lugar, muda radicalmente face ao anterior. Em segundo lugar, o estilo foi cuidado e o novo Lancia Ypsilon é um carro com boa pinta. Finalmente, utiliza soluções comprovadas e massificadas para manter os custos controlados.
Pintado num azul-escuro com detalhes pretos, o novo Lancia Ypsilon exibe muitos dos detalhes contidos no protótipo Pu+Ra. A traseira, por exemplo, exibe os farolins “à la Stratos”. E na frente, a ausência de faróis na parte superior, substituídos por uma barra LED e onde está a grelha com o nome da marca, acaba por ter um belo efeito. Por outro lado, os faróis colocados mais abaixo (uma solução semelhante à do Citroen C3) e o elemento vertical a unir as grelhas ficam muito bem no Ypsilon.
Interior segue a tendência atual
Antes de tudo, dizer que os pormenores sobre o interior são escassos. Se bem que nas imagens seja possível perceber que seguem a tendência atual. Ou seja, o novo Lancia Ypsilon tem enormes ecrãs digitais e uma consola central que, para dizer o mínimo, é estranha com um enorme disco.
Por outro lado, o novo Lancia Ypsilon estará disponível com motorizações híbridas e elétricas, partilhando, naturalmente, componentes com o Peugeot e208, Opel Corsa Electric e o Jeep Avenger. Quer isto dizer que terá motor elétrico de 154 cv e bateria de 54 kWh.