O novo Hyundai Santa Fé chegou à quinta geração após 24 anos de presença no mercado mundial com uma viragem rumo ao futuro no estilo, na tecnologia e na forma de oferecer um SUV familiar topo de gama. O conceito “Open for More” renova-se neste novo modelo que tem inúmeras mudanças face ao anterior. Com o novo Hyundai Santa Fé, a casa sul-coreana entrega-lhe a missão de expandir experiências ligadas à cidade, natureza, interior, exterior com uma qualidade de nível superior. Chega a Portugal durante o mês de agosto.
Requintado e robusto, o novo Hyundai Santa Fé foi pensado para interpretar as exigências da vida familiar e, por essa razão, oferece sete lugares de série com o espaço interior e abertura da bagageira recordistas do segmento. O novo SUV da Hyundai chega a Portugal em agosto, prometendo a Hyundai Portugal preço muito competitivo que será divulgado quando o modelo estiver à venda no mês de agosto.
Maior e com estilo diferenciado
A quinta geração do Santa Fé oferece uma habitabilidade que a Hyundai descreve ser semelhante a um… terraço! Reclama a casa sul-coreana que o espaço interior é líder no segmento. Com toda a certeza, a majorada distância entre eixos contribuiu para isso. E ajudou, também, a colocar uma terceira fila de bancos mais espaçosa.
Por outro lado, a Hyundai procurou mudar de forma radical o Santa Fé, algo que não sucedia desde 2018. E a mudança é mesmo impressionante. Em primeiro lugar pela porta traseira de enormes dimensões. Em segundo lugar pelo capot alto, faróis em forma de H e as saias laterais. Finalmente, a volumetria do novo Hyundai Santa Fé é maior do que até agora.
Com efeito, o modelo tem uma maior distância entre eixos que alonga o carro. Por outro lado, as linhas laterais são limpas e desprovidas de linhas ou efeitos. A linha de tejadilho é diferenciada, as cavas das rodas são musculadas e preenchidas com jantes de 20 polegadas. O avanço curto à frente vinca, ainda mais, a longura do novo Santa Fé. Claro que, aqui e ali, as semelhanças com o primo Kia EV9 são óbvias.
Com o propósito de oferecer um acesso generoso, a traseira tem um portão traseiro alargado. Os farolins formam a letra H e harmonizam-se com os faróis dianteiros. Reforça esta presença na estrada a escolha de 10 cortes diferentes.
Novo Hyundai Santa Fé com interior ousado
Aqui segue em contramão o estilo face ao exterior. Elementos horizontais e verticais combinam-se para um interior mais ousado. Onde o painel de instrumentos tem forma em H, o mesmo sucedendo com as saídas de ar da climatização. Aumenta-se, assim, a sensação de espaço, amplitude, criando um estilo único.
Com toda a certeza, a Hyundai surpreende com alguns detalhes. Uma mesa de esterilização UV-C e um duplo carregador sem fios. Por outro lado, o ecrã curvo panorâmico do Santa Fé (o primeiro da classe) engloba o painel de instrumentos com ecrã de 12,3 polegadas e o sistema de info entretenimento.
Dentro do Santa Fé há muito espaço e as segunda e terceira fila de bancos são totalmente rebatíveis. A isso junta-se a muito generosa abertura do portão traseiro, formando uma gigantesca área dentro do Santa Fé. Com o fim de apelar à sustentabilidade, os materiais do interior são ecológicos. Falamos do forro do tejadilho, dos tapetes, dos encostos dos bancos e os revestimentos das portas.
Os bancos são forrados com couro sintético que minimizam os riscos para a saúde humana e são seguros para crianças até aos três anos de idade. Para aumentar a possibilidade de personalização, a Hyundai oferece cinco cores interiores diferentes.
Pensado para o ar livre e atividades urbanas
Com toda a certeza, a capacidade de carga líder do segmento e um portão traseiro com abertura tão generosa torna o novo Hyundai Santa Fé como um dos mais interessantes SUV familiares. Há, verdadeiramente, espaço para tudo e essa foi uma prioridade da Hyundai ao criar esta geração do Santa Fé. Só para exemplificar, o espaço para as pernas na segunda fila de bancos aumentou para massivos 1065 mm (mais 20 mm) e na terceira fila para 761 mm (mais 15 mm). Por outro lado, há, também, mais espaço em altura: 958 mm na terceira fila de bancos (mais 69 mm).
Novidades… inesperadas
Já falámos do tabuleiro de esterilização UV-C situado na parte superior do porta luvas do passageiro, exclusivo do modelo topo de gama. Por outro lado, os bancos de relaxamento com apoio para as pernas permitem uma sensação relaxante e simula uma experiência de ausência de peso. A climatização é controlada por um ecrã de 6,6 polegadas sensível ao toque.
E o novo Hyundai Santa Fé oferece o primeiro espaço de arrumação Bilateral Multi-Console que pode ser aberto, também, pelos passageiros do banco traseiro.
O portão traseiro do Santa Fé tem abertura elétrica, o sistema de som é feito pela Bose, os bancos dianteiros têm ventilação/aquecimento, traseiros com aquecimento e carregamento sem fios de alta velocidade.
Todo o software pode ser atualizado “Over the Air” (via internet) sem necessidade de visita ao concessionário e o Alerta de Ocupantes Traseiros (ROA), baseado em radar, lembra o condutor que deixou alguém no banco traseiro depois deste desligar a ignição.
Muitas ajudas à condução
Num automóvel topo de gama como o novo Hyundai Santa Fé, as ajudas à condução e segurança são muitas. Elencar todas seria fastidioso, mas destacamos a Travagem Autónoma de Emergência e o Assistente de Acompanhamento da Faixa de Rodagem. Que utiliza uma câmara montada no para brisas para reconhecer a deriva do veículo, agindo na direção para recolocar o veículo no caminho certo. Aviso de Atenção do Condutor e o Cruise Control Inteligente, também fazem parte do pacote ADAS do modelo. O Assistente de Condução Autónoma em Autoestrada, ajuda a manter a velocidade e a distância definida para o veículo da frente. Ajuda, igualmente, a manter o carro centrado na faixa de rodagem.
Motorizações modernas e híbridas
Estão disponíveis duas motorizações para o novo Hyundai Santa Fé, ambas com caixa de seis velocidades. O primeiro é o 1.6 TGDi sobrealimentado e com hibridização ligeira. O segundo é um híbrido Plug-In. O bloco TGDi debita 215 cv e 367 Nm de binário, o PHEV oferece 253 cv e 367 Nm de binário. Este último tem uma bateria de 13,8 kW de capacidade, autorizando uma autonomia até 65 km em modo 100% elétrico. Com o carregador de 3,6 kW, a bateria fica com carga completa em 3h50.
Ao volante do novo Hyundai Santa Fé
Orientado para a família, o Santa Fé não é carro para correrias. O PHEV com 235 cv leva o Hyundai dos 0-100 km/h em 9,5 segundos. Mais que suficiente para um SUV que transporta sete pessoas e muita carga. Por outro lado, as suspensões estão afinadas para dar conforto e proporcionar uma condução suave.
Ora, isto não quer dizer que o Santa Fé seja um automóvel menos eficaz a curvar. Até porque a direção é relativamente precisa e os movimentos da carroçaria estão muito bem controlados. Mas não é automóvel para ser atirado às curvas como o Thierry Neuville faz com o Hyundai i20N Rally 1 nos Mundial de Ralis!
Com toda a certeza, conduzido da maneira correta, devora quilómetros com conforto e muita segurança e as estradas mais enroladas não beliscam o equilíbrio do novo Hyundai Santa Fé. A motorização híbrida não tem desacertos entre a aceleração e o movimento e quando rolamos a baixa velocidade e sem carga no acelerador, o motor desliga-se e deixa-nos mergulhados em silêncio. Mesmo a velocidades mais elevadas. Desde que seja a descer ou em linha reta, esta situação sucede-se e torna as viagens ainda mais agradáveis. A entrada em funcionamento do motor a gasolina é suave e silenciosa. A travagem é suficientemente potente para acomodar as quase duas toneladas e meia de peso do Santa Fé.
Por outro lado, temos patilhas no volante que ajudam a aumentar ou diminuir a potência da regeneração de energia nas travagens. Quando passamos para o modo Sport, as patilhas passam a controlar a caixa. Finalmente, como referimos, o novo Hyundai Santa Fé cumpre a tradição do construtor sul-coreano e está forrado de sistemas de ajuda à condução e de segurança que nos ajudam de forma clara a não bater em nada nem em pessoas.
O que é que eu penso deste novo Hyundai Santa Fé?
O estilo interior e exterior são diferenciadores e sedutores, exatamente, por se diferenciarem no meio da multidão de SUV. Por outro lado, assumindo que não é um SUV desportivo, o Santa Fé é seguro, competente e fácil de conduzir. O espaço interior é enorme e os pormenores práticos, alguns inéditos, ajudam a oferecer uma viagem absolutamente espetacular. Fácil de conduzir e seguro, o novo Hyundai Santa Fé é um automóvel sedutor que a promessa de preços muito simpáticos deixa água na boca.