Gostos não se discutem diz-se e aplica-se a frase feita na perfeição ao Red Bull RB17, a obra-prima de Adrian Newey. A última antes da sua saída do universo da marca de bebidas energéticas. Goste-se, ou não, do RB17, com toda a certeza que é uma máquina que impressiona e que tem como objetivo fazer tempos em pista iguais aos dos Red Bull de Fórmula 1. Um rival para o Aston Martin Valkyrie que, curiosamente, foi também desenhado por Adrian Newey. Existindo rumores que será na Aston Martin que o génio britânico vai continuar o seu trabalho.
Foi a Red Bull Advanced Technologies quem apresentou o carro e o levou até ao Festival of Speed de Goodwood para o revelar ao público. Um carro de produção muito limitada e destinado a uma utilização em pista, mas com potencial para ser declinado em versões de estrada.
Custa 6 milhões de euros e já foram todos vendidos!
Depois que foi anunciado, o RB17 começou o seu desenvolvimento em 2021. Este continua em bom ritmo, estando previsto que toque a pista no verão de 2025. Só depois sairá da linha de produção da Red Bull em Milton Keynes.
Com um preço estimado de 6 milhões de euros – que inclui um curso personalizado de pilotagem – e limitado a 50 unidades, o RB17 estará, já, esgotado e com uma lista de espera para eventuais desistências ou mudança de planos em termos de número de produção, já extensa. Todos os modelos vão ser diferentes, com toda a certeza, tal a capacidade de personalização oferecida pela Red Bull. Por outro lado, o carro que foi revelado ainda não é o definitivo. Isto porque deverá ser um pouco mais compacto e, sobretudo, terá as características necessárias para ser homologado para estrada. Se algum comprador quiser que o carro circule na estrada, essa conversão vai estar disponível.
Red Bull Rb17 tem aerodinâmica ativa e motor com 1200 cv!
Com toda a certeza, um dos aspetos principais do RB17 é a sua aerodinâmica. A carroçaria esculpida no túnel de vento exibe amplos orifícios que dirigem o ar para onde é mais necessário. Só para exemplificar, o RB17 produz 1700 quilogramas de força descendente e tem uma velocidade superior a 350 km/h.
Quanto à mecânica, é uma verdadeira obra de relojoaria. Tal como sucede com o Gordon Murray T50, foi a Cosworth que fez o bloco V10 com 4.5 litros de cilindrada capaz de chegar às 15.000 rpm. Contas feitas, debita 1000 cv. Mas não está sozinho, pois há um motor elétrico com 200 cv que está integrado na caixa de velocidades automática. Contas feitas, são 1200 cv que movem uma massa inferior a uma tonelada. Mais precisamente, 900 quilogramas!
Chassis inspirado na Fórmula 1
Feito em carbono, o chassis possui suspensões semelhantes às da Fórmula 1 com sistema “pushrod”. Os travões são em fibra de carbono e a Michelin fez pneus exclusivos para o RB17. A tração é às rodas posteriores.