Finalmente! O N Vision 74 vai ser produzido! Nada mais foi dito sobre o modelo de produção até porque Albert Biermann, o patrão da Hyundai N rejeitou, recentemente, esta ideia. Com toda a certeza os adeptos da marca coreana ficaram felizes, sendo certo, também, que o carro não deverá ser, apenas, 100% elétrico, mas também híbrido. Estará aqui o novo carro da Hyundai para o Mundial de Ralis? Lembrem que em 2027 será aceite qualquer carroçaria.
Desde que foi apresentado que uma horda de seguidores da Hyundai e adeptos de carros desportivos se levantou exigindo a produção em série do carro inspirada pelo Hyundai Pony Coupe de 1974. Depois seguiu-se a especulação sobre fazer ou não fazer o N Vision 74. Uns diziam que sim, outros diziam que nunca seria produzido. Mistério está resolvido!
Hyundai N Vision 75 será um “EV de elevadas performances”
Com o intuito de dar a conhecer aos investidores o que a Hyundai tem projetado, a marca reuniu muitos deles no “Investor Day”. Um “powerpoint” com 71 páginas detalhou o futuro com a marca sul-coreana a lançar 21 novos modelos 100% elétricos até 2030.
Nesta longa apresentação, debaixo da marca Genesis e, depois, da divisão N, lá apareceu o N Vision 74 como um “EV de elevada performance”.
E acabam aqui os detalhes sobre o modelo. Única coisa que a Hyundai revelou: “fornecer aos consumidores um alargado leque de opções para todos os segmentos, da produção em massa aos modelos de luxo e elevadas performances.” Tudo a partir da gama elétrica.
Aqui está o novo carro da Hyundai para o WRC… ou não!
Recordamos que o Hyundai N Vision 75 tinha uma bateria de 62,4 kWh com uma pilha de combustível que alimenta dois motores elétricos que debitam mais de 680 cv e 900 Nm de binário. Acredita-se que o modelo manterá a sua face elétrica, claro, sem hidrogénio. Mas poderá ter motorização híbrida. Seja como for, há autorização para fazer 200 carros com produção a começar em 2026. O preço será superior aos 300 mil euros e será um “halo car”.
Mas poderá ser mais que isso. A FIA já tem a nova regulamentação para o Mundial de Ralis pronta e lá diz que não há limites para as carroçarias – até podem ser protótipos – desde que utilizem a célula de segurança da FIA. Ora, não custa muito perceber que caso a Hyundai se mantenha no Mundial de Ralis – e tudo indica que sim – este N Vision 75 seria um carro espetacular nas estradas do WRC.
Referir que esta determinação em fazer o N VIsion 75 vai contra os desejos de Biermann. Segundo o vice-presidente da Hyundai para a divisão N, a missão da divisão N não é fazer “show cars”, mas “automóveis para jovens e entusiastas que sejam acessíveis e capazes de ter um excelente desempenho em pista.”