R17 Restomod X Ora Ito recupera o Renault 17

R17 Restomod X Ora Ito recupera o Renault 17 explorando o rico património de modelos icónicos Renault como o R4 e o R5.

Primeiro foi o regresso do Renault 5. Depois, do Renault 4 – que será revelado no Salão de Paris. Agora é a vez do R17 Restomod X Ora Ito. Com toda a certeza a casa francesa está a explorar o rico património de modelos icónicos Renault. Tal como o Renault 4, o R17 estará presente no Salão de Paris e tem todos os predicados para chegar à produção em série.

O R17 Restomod X Ora Ito é a recuperação de um modelo emblemático da Renault. Porventura não tão icónico como o R5 ou o R4, mas fez as delícias dos franceses e de alguns europeus. Lançado em 1971, o Renault 17 era um coupé de linhas simples com quatro lugares e uma versão descapotável. Sendo um “tudo à frente”, chegou a ter um motor de injeção. Sobreviveu até 1979 e foram produzidas mais de 92 mil unidades.

R17 RESTOMOD X ORA ITO 2024 1

Recuperar os dias de sucesso do passado

A Renault diz que este é um modelo único e que não é passível de chegar à produção em série. Já ouvimos este discurso antes na marca francesa e em outras, a mais recente a Hyundai e estamos á espera do Peugeot e-Legend. A verdade é que a reação do público e da imprensa ditará a vida do R17: permanecer como protótipo ou juntar-se ao R4 e R5.

R17 RESTOMOD X ORA ITO 2024 9

Ora Ito é um designer francês (nascido em Marselha em 1977). Este não é o seu nome verdeiro, antes o nome de “guerra”. Com uma filosofia de estilo minimalista, já fez trabalhos para a Swatch, Heineken e, agora, desenhou este R17 Restomod X.

Segundo o gaulês, “com Sandeep (Bhambra) e Gilles (Vidal), trabalhámos sobre um tema retro futurista, quase cinematográfico. Quis revestir o Renault 17 de uma segunda pele, mostrando o design e dando-lhe um aspeto mais contemporâneo em termos de fluidez, dinâmica e racionalidade, através da minha própria abordagem ao design e da minha própria assinatura: a simplexidade. Quis simplificar os aspetos mais complexos”. Fenómeno da cultura pop, era uma criança quando nasceu o Renault 17.

R17 RESTOMOD X ORA ITO 2024 4

R17 Restomod X é, afinal, o quê?

Com roda a certeza este é um automóvel que reflete a história do Renault 17, combinando o charme do modelo clássico com linhas modernas, simples e materiais atuais. O R17 atual utiliza o mesmo chassis, o mesmo interior, portas, janelas e vidros do modelo original.

Por outro lado, tem uma carroçaria 17 cm mais larga e as cavas das rodas são musculadas, surgindo na frente dois pares de faróis que, ao contrário do original são retangulares e não redondas. O farolim traseiro é único e corre de um lado ao outro da traseira.

R17 RESTOMOD X ORA ITO 2024 2

Com toda a certeza, o recurso à fibra de carbono ajudou a reduzir o peso do carro (apenas 1.4 toneladas). Em contrapartida, a pintura em Castanho Galáctico foi desenvolvida, especificamente, para este modelo.

Naturalmente que há diferenças no painel de instrumentos, nos bancos e nos revestimentos do habitáculo. No centro da consola central está um ecrã generoso com ambiente gráfico moderno.

R17 RESTOMOD X ORA ITO 2024 13

Motorização elétrica olhando para o futuro

Com o intuito de adaptar o R17 Restomod X Ora Ito ao futuro, no sentido contrário ao do modelo original, este é um automóvel “tudo atrás”.

Olhando para a sua obra final, Ora Ito referiu que “mantivemos os elementos de design mais caraterísticos do Renault 17, a começar pela frente. O meu objetivo era acrescentar estilo e fluidez, mas sem alterar o carácter do R17. Ainda se pode ver o Renault 17 original e o seu aspeto de coupé desportivo.

Desse modo, quis acrescentar os meus próprios códigos de design, acentuando algumas das caraterísticas com um toque futurista para lhes dar um aspeto mais intemporal. Foi o que fiz com as jantes, por exemplo. A minha assinatura também é visível no interior do automóvel. Teletransportámos o Renault 17 para o futuro, introduzindo algumas alterações subtis que lhe conferem um aspeto totalmente novo.

Com toda a certeza, a nossa frase-chave foi: “um pormenor não é um pormenor”. Há uma certa ambivalência no facto de não se pretender que seja tomada inteiramente pelo seu valor facial. Procurámos também dar um toque de leveza. A Renault tem uma identidade forte e isso agrada-me. Reconhece-se um Renault quando se vê um, e este restomod não é exceção à regra.”