Mais pequeno que um Fabia, o Kylaq é uma produção Skoda na Índia e para o mercado indiano. Ou seja, o Skoda Kylaq é um mini SUV que quer contrariar o domínio da Suzuki Maruti no mercado indiano dos automóveis abaixo dos 4 metros. Este “ataque” da Skoda ao mercado indiano, com toda a certeza, não é novidade, pois por lá andam o Kushaq (SUV) e o Slavia (sedan de 4 portas).
Será o automóvel mais pequeno da gama Skoda. Será o terceiro modelo desenvolvido na Índia para o mercado local. Com a particularidade de apontar a um segmento que representa quase metade das vendas efetuadas naquele país.
Contas feitas, o Kylaq tem 3995 mm de comprimento. Ou seja, é mais pequeno que o Kushaq (4225 mm) e que o Kamiq europeu (4241 mm). É, ainda, mais curto que o Fabia europeu que tem 4108 mm. Curiosamente, ou talvez não, a distância entre eixos é semelhante com 2566 mm.
Estilo simples, mas com “sabor” Skoda
Apesar de ser, diz a Skoda, um produto apenas para o mercado indiano, o Kylaq tem um estilo simples, mas com “sabor” Skoda. Nessa medida, lá está a grelha típica da casa de Mlada Boleslav com as finas luzes diurnas e os faróis colocados por baixo. As cavas das rodas são quadradas com proteção plástica o mesmo sucedendo à parte inferior das portas e das embaladeiras.
Com o intuito de dar mais jovialidade ao Kylaq, foram adicionadas as placas de proteção em alumínio, barras no tejadilho e uma altura ao solo generosa de 189 mm.
Skoda Kylaq: mini SUV com muita arrumação
Por certo que não seria um Skoda se não exibisse o moto “Simply Clever”. Dessa maneira, a casa checa reclama um habitáculo espaçoso e uma bagageira recordista no segmento com 446 litros. O que num carro com menos de 4 metros é excelente!
O painel de instrumentos é digital (8 polegadas) e para o sistema de info entretenimento há um ecrã com 10,1 polegadas. Oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fios e um carregamento do telefone por indução. Mas há mais equipamento!
Bancos com regulação elétrica e ventilação, ar condicionado automático e um teto de abrir elétrico. Este não é um acessório, mas equipamento de série, pois, na índia os utilizadores adoram este detalhe.
Por outro lado, a casa checa assume que o Kylaq oferece entre 25 e 35 sistemas de segurança passiva. Mas o sistema ADAS não tem muitos dos sistemas avançados oferecidos na Europa. Ainda assim, e só para ilustrar, o Kylaq tem seis aribags e tem sensores de luz e chuva.
Plataforma MQB-A0 é a base do Skoda Kylaq
A plataforma do Kylaq é a conhecida MQB-A0 desenvolvida na Índia (dai o nome MQB-A0-IN). Uma espécie de versão “low cost” pensada para os mercados emergentes. Só para ilustrar, é neste base que são feitos o Kushaq e o Slavia e os VW Taigun e Virtus. Por outro lado, o Kylaq irá ser a base para o novo SUV de entrada de gama a produzir no Brasil.
Mecânica conhecida
O Skoda Kylaq vai usar o bloco 1.0 TSI, um três cilindros a gasolina que debita 115 cv e 178 Nm de binário. Tudo levado para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidade, existindo a opção por uma unidade automática. Chega, assim, dos 0-100 km/h em 10,5 segundos e alcança os 188 km/h.
O modelo vai ser produzido na fábrica de Chakan, na Índia e o preço arranca nas 789.000 rupias, ou seja, abaixo dos 9 mil euros e vai chegar ao mercado em 2025. Como referimos, a Skoda diz que este é um carro para os indianos, mas digam lá que não estão a ver este Kylaq a circular nas estradas europeias com um motor híbrido e mais algum equipamento?