A seus pés corre o Douro cujas sensuais curvas podem ser apreciadas dos miradouros onde o cheiro a vinha se confunde com o sabor da maçã de altitude. Assim, visitar Armamar, património da Humanidade da UNESCO, é desfrutar de paisagens que ficam vincadas na memória. Fomos descobri-las na nova Mercedes-Benz E 300 de 4MATIC All-Terrain.
Da vinha à maçã, das paisagens à gastronomia, Armamar é um paraíso que o receberá de braços abertos.
Pomares e vinhas povoam o horizonte dos miradouros que polvilham o concelho onde o Douro serve de parapeito à janela que nos enfeitiça com uma paisagem deslumbrante. Assim é Armamar, dividida entre o rio e a montanha. A norte, o rio e o seu belíssimo vale vinhateiro, a sul, o planalto Beirão com os pomares de macieiras em destaque.
As acessibilidades que polvilham a região permitem chegar facilmente até Armamar. As autoestradas e estradas nacionais exigirem um automóvel eficaz para lidar com o sinuoso traçado em redor dos socalcos do Douro e as estradas para as vinhas, e eficiente porque meditamos muito na defesa do ambiente, ainda por cima nesta zona tão densamente florestada. Por estas razões, escolhemos a nova Mercedes-Benz E 300 de 4MATIC All-Terrain para visitar Armamar.
Económica, elegante e com o sistema 4MATIC a beneficiar da maior altura ao solo, esta E All-Terrain é única.
Com sistema 4MATIC, motor diesel com sistema híbrido Plug In, mais altura ao solo e uma enorme elegância, esta será, talvez, a melhor carrinha Classe E. São, dessa forma, predicados que nos ajudaram quando desenrolamos quilómetros de autoestrada, nos empenhamos nos percursos sinuosos e atiramos o sistema de tração integral para caminhos fora de estrada. A nada se negou esta carrinha que, graças à sobrelevação, passou com elegância por todos os obstáculos. Bónus importante, a capacidade de percorrer mais de 70 quilómetros em modo 100% elétrico, permitindo cruzar alguns santuários e desfrutar das paisagens de inenarrável beleza em total silêncio.
O roteiro arranca da vila de Armamar. Será fácil num périplo pela vila encontrar a Igreja Matriz de São Miguel, templo romano do séc. XII onde a arquitetura rude esconde detalhes que fazem valer a pena uma visita. Por outro lado, vai encontrar no centro da vila muitos vestígios da sua origem medieval. E, indo até ao limite do perímetro urbano, ainda encontra uma descida em precipício até ao leito do rio Temilobos.
Cheio o alforge cultural, ainda há, porém, lugar para uma visita ao Centro Interpretativo da Mulher Duriense. Espaço de apresentação, discussão e preservação das mulheres da Região do Douro, a exposição organiza-se em diferentes experiências visuais e sonoras ilustradas por textos, fotografias, filmes de arquivo e entrevistas. A sua importância é sublinhada pela pertença à Rede de Museus do Douro, sendo totalmente merecedor de uma visita prolongada para ser surpreendido, não só pelo conteúdo cultural, mas também pelas instalações, que já foram o abrigo da Adega Cooperativa de Armamar.
Mizarela e São Domingos são nomes de miradouros que permitem observar as curvas sensuais do Douro e a paisagem deslumbrante que rodeia Armamar.
Visitar Armamar não tem data marcada. Assim, as diferentes estações do ano apenas apenas trocam tonalidades que nos convidam a visitar este concelho em diversas ocasiões.
O nosso percurso deixa os contrafortes urbanos através de uma língua de asfalto que, rapidamente, nos transporta para caminhos mais desafiadores. Dessa forma, os trilhos que levam aos aerogeradores partilham desvios que nos colocam na senda dos miradouros, janelas absolutamente inesquecíveis.
Dos seis miradouros que ajudam a desfrutar do cenário desenhado pelo Douro e pelas serras, o Miradouro da Misarela será, porventura, um dos mais espetaculares. Junto à Igreja Matriz de São Miguel é um lugar lindíssimo que permite ver a povoação de São Joaninho imediatamente abaixo.
Levantando os olhos, verá desfilar à sua frente o vale do Douro e, na linha do horizonte, a serra do Marão. Por outro lado, pode admirar a cascata da Misarela que precipita a água do pouco conhecido rio Temilobos. Se descer até São Joaninho, imediatamente à saída de Armamar, pare e admire de perto a fantástica cascata.
As paisagens são o maior monumento de Armamar, com simbiose equilibrada entre montanha, vale e rio.
Com o percurso a serpentear entre aerogeradores e vinhas, a paragem no Miradouro de São Domingos é, igualmente, obrigatória. Porque se na Misarela ficou boquiaberto com a paisagem até onde a vista alcançava, ao lado da Ermida de São Domingos prometemos ainda maior sobressalto. Abra bem os olhos e deste miradouro prepare-se para avistar terras dos distritos de Viseu, Vila Real e Porto!
A passagem por São Martinho das Chãs faz-nos entrar numa máquina do tempo que nos leva a eras medievais. Obrigatória a visita à Igreja Paroquial onde deverá fazer uma observação atenta dos detalhes para encontrar, por exemplo, um relógio de sol colocado na parede virada a sul.
Por aqui vai encontrar a deliciosa maçã de altitude, um dos ex-líbris de Armamar. Os cereais do passado cederam lugar aos pomares de macieiras carregadas do delicioso fruto. Cultivadas a cotas entre os 500 e 800 metros, estas maçãs são únicas. Venha descortinar o seu aroma, o crocante da sua polpa e o sabor que as torna absolutamente deliciosas.
Local de férias durante anos devido à proximidade dos rios Douro e Tedo juntamente com as boas águas e os ares da montanha, Vila Seca merece a visita pela riqueza arqueológica. Lagares escavados na rocha, necrópoles, cerâmica e moedas do período romano mostram que muitos povos passaram pela vila.
Venha descobrir esta terra de emoções e perca-se pelas suas estradas, trilhos e maravilhas naturais
Nesta viagem a Mercedes-Benz E 300 de 4MATIC All-Terrain mostrou todos os seus dotes, mesmo nos socalcos mais exigentes. Uma agradável surpresa do início ao final do percurso, que desemboca numa zona onde terminam as vinhas. Neste local queremos alertá-lo para ter o máximo de cuidado e atenção numa zona em curva apertada e em descida acentuada.
Com sistema 4MATIC, motor diesel com sistema Plug In, mais altura ao solo e, mesmo assim, enorme elegância, esta será a melhor carrinha Mercedes-Benz Classe E!
Armamar é um dos vértices do triângulo turístico formado com Lamego e Tarouca e merece que se infiltre nas suas riquezas. A bagageira da “nossa” Classe E tem espaço suficiente para valentes quilos de maçã e caixas do belo vinho desta região, que nos acompanharão na viagem de regresso. E, claro, não se esqueça de provar o belo cabritinho assado em forno de lenha juntamente com os queijos de cabra de Vila Nova e o vasto fumeiro. Vai ficar com vontade de regressar mais vezes. Muitas mais vezes!