Volvo 240 elétrico e com estilo moderno pode ter futuro?

O Volvo 240 é um automóvel que marcou gerações com o seu estilo simples, quadrado e funcional. Terá futuro?

O Volvo 240 é um automóvel que marcou gerações com o seu estilo simples, quadrado e funcional. Um jovem designer decidiu mostrar à marca sueca que um Volvo 240 elétrico e com estilo moderno pode ser um caminho para o sucessor do S60/V60. O Volvo 240 elétrico e com estilo moderno prova que o 240 do passado ainda pode ser um carro… sensual.

A Volvo sempre se destacou pelos valores que defende, nomeadamente, segurança e estilo minimalista à moda sueca. Os modelos lançados até agora pela “nova” Volvo têm respeitado essa tradição. Ora, que tal ir mais longe e, pegando na herança da marca, desenhar um modelo retro futurista? Foi exatamente isso que Jordan Rubinstein-Towler fez ao criar este Volvo 240 elétrico e com estilo moderno.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 11

Série 200 é um ícone da Volvo

Foi exatamente esta ideia que motivou este designer independente a criar este Volvo 240 elétrico, virtual, que serve de visão para uma futura berlina sueca. Por outro lado, a ideia por trás deste trabalho foi destacar a forma quadradona do 240 e como esse estilo pode, nos dias de hoje, ainda ser sensual.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 10

Com toda a certeza, a Volvo mudou muito o estilo dos seus automóveis, porém, há detalhes que permaneceram. Apesar disso, acreditamos que se perguntarmos a um cliente Volvo ou a um adepto do automóvel qual o modelo emblemático da marca, a maioria indicará a Série 200.

O Volvo Série 200 foi lançado em 1974 e esteve no mercado até 1993, sendo produto do lápis de Jan Wilsgaard. As suas linhas retas, simples, mas musculadas, tornaram o Volvo Série 200 num ícone da marca sueca, sendo hoje um carro amplamente procurado pelos amantes dos modelos clássicos ou de culto.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 12

Robustez de linhas… e não só!

Com o propósito de sublinhar a sua robustez, diz-se do Série 200 ser o equivalente automóvel do Nokia 3310. Ou seja, robusto, imbatível, utilitário e muito bem desenhado. Com toda a certeza, Jordan Rubinstein-Towler quis pegar nessa robustez e linearidade de estilo e trazê-lo para o século XXI. Tentou, também, que charme, robustez e conectividade rimassem. O resultado é este Volvo 240 elétrico.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 3

Volvo 240 elétrico do Século XXI

Poderia ser este o nome deste projeto de estilo de Jordan Rubinstein-Towler. O Volvo 240 surge como berlina e carrinha, tal como o original. Com toda a certeza será um modelo 100% elétrico, pois a grelha está fechada e não há tubos de escape.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 6

Por outro lado, os traços do passado estão evidentes nos faróis quadrados, mas já com a assinatura LED “Martelo de Thor” incluído. Nessa medida, descortinamos a superfície vidrada com os pilares pintados de preto, outro detalhe do 240 original. Ficam na retina as jantes de liga leve aerodinâmicas e os alargamentos das cavas das rodas, perfeitamente enquadrados na silhueta desse Volvo 240 elétrico.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024

Só para ilustrar a modernidade de linhas, destaque para a entrada de ar a toda a largura da frente por baixo da grelha fechada e para a refinada aerodinâmica.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 7

Interior do Volvo 240 elétrico virado para o futuro

No interior, os caminhos afastam-se com o designer Jordan Rubinstein-Towler a escolher um interior minimalista com muita tecnologia. No Volvo 240 tudo era bem diferente. Porém, percebe-se que no interior está o maior obstáculo para fazer reviver um automóvel nascido há 50 anos. Apesar disso, o painel de instrumentos é digital, mas com os mostradores redondos e uma ligação ao passado.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 8

Os controlos são físicos e sensíveis ao toque e o volante de quatro raios é um regresso ao modelo original. Por outro lado, os estofos são em tecido e com um estilo tipicamente sueco.

Plataforma SPA2 da Geely poderia ser a base

Com toda a certeza, a plataforma deste Volvo 240 elétrico poderia ser a SPA2 da Geely, a mesma do EX90 com uma enorme bateria de 111 kWh e dois motores elétricos com 500 cv. Ou seja, capacidades para ser um topo de gama com uma alargada autonomia.

VOLVO 240 RESTOMOD 2024 2

Infelizmente, como sucede com a maioria dos projetos independentes, este Volvo 240 elétrico de Jordan Rubinstein-Towler vai ficar, apenas, no mundo virtual sem concretização. Mas, digam lá, não é um carro espetacular? Não acham que a Volvo deveria olhar para este projeto com outros olhos?