A Peugeot está ausente do Mundial de Ralis há mais de 20 anos, mas há um alargado grupo de viúvas que, ainda hoje, chora a ausência do WRC por parte do Leão. Com o fim de celebrar a sua paixão pelo Mundial de Ralis e pelo Peugeot 206 WRC, um inglês fez uma réplica. Que está à venda no Ebay com um preço encostado aos 30 mil euros. A menos que seja tão “maluco” como este britânico, 30 mil euros por um 206 GTI é capaz de ser um bocadinho demais…
Porém, o dono desta espetacular réplica diz que gastou 25 mil euros no carro e nas peças e mais 30 mil euros em 624 horas de trabalho (48 euros/hora) para fazer este 206 WRC. Ou seja, terá gastado 55 mil euros para fazer este carro que pode circular no Reino Unido, terá muitas dificuldades de o fazer e outro país europeu.
Peugeot 206 WRC com base 206 RC
Com toda a certeza esta réplica não terá as credenciais do 206 WRC original. Em primeiro lugar porque é feito com base num Peugeot 206 RC, o modelo que a Peugeot colocou à venda para homologar o 206.
Convirá recordar que o carro não tinha as dimensões mínimas exigidas pela FIA para ser homologado em WRC. Isto falando do carro de estrada. Ora, a Peugeot foi criativa e lançou uma série especial com para choques dianteiro e traseiro alongados – parecia um lábio inchado – que colocavam o carro dentro da bitola. Estava homologado o 206 WRC.
Acrescentar coisas e mais coisas
Juntamente com o carro vieram as peças do “bodykit” WRC do 206, a entrada de ar no capô, a falsa entrada de ar no tejadilho e a enorme asa traseira. As jantes são umas belas Dymag de 18 polegadas com pneus Michelin. Depois foi acrescentar uns autocolantes e os números de porta do RAC Rally e o nome dos irmãos Gilles e Hervé Panizzi.
Obviamente longe do 206 WRC
Dessa maneira, quem olha para o carro não diz que este não é um carro oficial. Verdade, o volante está do lado errado. E quando se coloca a trabalhar, percebe-se que, apesar do escape de linha direta, que atira para o lixo catalisadores e demais medidas ambientais, este motor não tem a mesma alma.
É um quatro cilindros com 2.0 litros sem turbo a debitar 180 cv com uma caixa manual de cinco velocidades. Para tornar a coisa mais real, foi aplicado um escape de linha direta, um diferencial autoblocante, suspensões com “coilovers”, barras estabilizadoras H&R e travões mais potentes.
Fonte de inspiração: 206 WRC
Com toda a certeza que a fonte de inspiração foi o 206 WRC. Nascido em 1999 e desenhado pela Peugeot Sport sob a liderança de Xavier Delfosse e Xavier Carlotti. Michel Nandan, vindo da Toyota Team Europe onde esteve no projeto do Toyota Corolla WRC, também esteve no projeto.
Nesse sentido, o 206 WRC manteve-se no Mundial até 2004, quando foi substituído pelo menos sexy 307 CC, com base num… cabriolet. Insucesso total e a Peugeot retirou-se do Mundial em 2006.