O Renault 5 está a ser um tremendo sucesso e a mara francesa quer capitalizar isso revelando uma verdadeira bomba! O Renault 5 Turbo regressa… em modo EV. Com toda a certeza que os aficionados do carro francês estarão a salivar com esta prospetiva de terem um 5 Turbo moderno. Nessa medida terá 500 cv, tração traseira e… motor elétrico, oferecendo uma aceleração 0-100 km/h em 3,5 segundos. Oh lá lá!
Luca de Meo, o CEO do grupo Renault, foi o responsável por alguns regressos ao passado como o Fiat 500, a revitalização da Abarth e, já como CEO do grupo Renault, do Renault 4 e do Renault 5.
O segundo está a ser um enorme sucesso à boleia de um estilo revivalista, é certo, mas moderno, musculado e sedutor. Mesmo que seja um modelo 100% elétrico. O primeiro tem estado a revelar enorme interesse. Por tudo isto, a Renault está a recuperar de tempos menos interessantes.
Renault 5 Turbo regressa em força
Com toda a certeza, poucos esperariam isto: o Renault 5 Turbo regressa com motorização elétrica. O modelo que se estreou em 1980 marcou uma era e mesmo não sendo um vencedor nato, as versões “Cevennes” e “Tour de Corse” juntaram-se ao Maxi para vencer ralis e campeonatos a nível nacional.
Recuemos a 2022… nessa altura foi revelado um protótipo chamado R5 Turbo 3E. E a brincadeira foi: se fossem vendidos suficientes R5 EV poderia chegar à produção. Bom, dessa maneira, parece que esse dia está a caminho e Luca de Meo apresenta o R5 Turbo E3 que, um dia, vai entrar em produção.
Testar as águas sobre um desportivo EV
Com toda a certeza, o protótipo de 2022 foi uma forma de testar as águas sobre um desportivo 100% elétrico. Recordamos que esse protótipo tinha, até, capacidades para drift! A resposta foi muito positiva e consolidada a sua presença no mercado e feita a mudança para a mobilidade elétrica com sucesso, a Renault pode, agora, oferecer esse R5 Turbo E3.
Manter contacto com o modelo original
O Renault 5 Turbo e o Turbo 2 nunca tiveram tração integral. O R5 Turbo E3 também tem tração às rodas traseiras. Por outro lado, terá um chassis em fibra de carbono no lugar da plataforma AmprRSmall do Renault 5 e pelo Alpine A290.
A carroçaria lembra a do atual R5, mas com apenas duas portas, cavas das rodas muito alargadas e um difusor traseiro gigantesco. À frente, muitas semelhanças com o modelo dos anos 80, com um spliter e uma asa bem integradas. O capô tem a mesma entrada de ar do modelo original e as jantes são de dimensões generosas.
Com efeito, a Renault não libertou dados sobre o carro. Apenas que terá 500 cv e uma aceleração 0-100 em 3,5 segundos, sendo que os dois motores estarão albergados nas rodas posteriores.
Ficamos a aguardar mais pormenores, sendo certo que o revivalismo pode não ficar por aqui. O Renault 17 coupé dos anos 70 foi revelado no Salão de Paris. Desenhado por um designer externo à casa francesa, ao mesmo tempo que está na calha uma versão moderna da Estafette, um furgão dos anos 60.