A região beirã é rica em gastronomia de lamber os dedos e o Bucho é um desses petiscos que, curiosamente, tem uma história centenária. Assim, trata-se de um produto de fumeiro, como outros da região, e é ricamente recheado com carnes do osso, cabeça, rabo e orelha de porco. É depois cozido e servido com couves e batatas. Dessa forma, é um prato que tem sido mantido na ordem do dia pela Junta de Freguesia da Freineda. São já 17 anos de organização ininterrupta do Festival do Bucho e o Escape Livre já vai no 15º Raid do Bucho!
Desta forma, tem sido possível à tradição fazer finca-pé ao avanço do tempo. A Feira do Bucho ,com o seu entorno cultural e gastronómico, rima na perfeição com um passeio todo-terreno como este Raid do Bucho. Por outro lado, é um evento que tem ajudado a Freineda a posicionar-se no mapa da gastronomia beirã. Assim, juntos têm sido um catalisador para a chegada de mais e mais visitantes a esta vila do concelho de Almeida. Aqui, além dos enchidos e do Bucho, destaca-se, ainda, o seu importante papel na defesa de Portugal nas invasões francesas. Ali está situada a Casa Wellington que, em todas as edições do Raid do Bucho e Outros Sabores, é palco de uma vibrante encenação das escaramuças das invasões francesas. Dessa forma, é um espetáculo que, ano após ano, deixa todos os participantes boquiabertos.
Regresso à Serra da Estrela
Como sucede desde a primeira edição, o percurso do Raid do Bucho e Outros Sabores será totalmente novo. É verdade que, como diz o povo, “todos os caminhos vão dar à Freineda” e, nesta organização conjunta da Junta de Freguesia da Freineda e do Clube Escape Livre, a chegada à mesa do Bucho é sempre feita por caminhos diferentes.
Com saída da Guarda, o percurso desenrola-se pela serra com o almoço de sábado a ser servido em Manteigas. Assim, aqui poderá visitar o sempre estimulante Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere com o seu simulador que recria uma viagem de balão ao longo do vale. E por falar em simulador, o Escape Livre vai desafiar os participantes a umas corridas virtuais ao volante do Suzuki Jimny. Dessa forma, uma vez mais, esta edição do passeio culmina com o caminho até Freineda por novos trilhos, que incluem passagem pela Cerdeira, terminando como sempre, na habitual mesa farta do Bucho e Outros Sabores com toda a caravana em redor da Barranha de barro para degustar o famoso enchido.