O Consumer Eletronic Show (CES) foi o palco para a apresentação do novo sistema iDrive que vai surgir em todos os BMW do futuro, nomeadamente, nos modelos da Neue Klasse. O sistema tem um ecrã panorâmico e um painel central inclinado para o condutor onde não existem botões físicos. O volante alberga botões hápticos e com quatro braços. As fotos mostram a versão de produção do novo iDrive.
Com toda a certeza, o novo sistema iDrive terá estreia no SUV da Neue Klasse. Modelo quem chegará ao mercado no final deste ano. Logo depois, todos os modelos feitos a partir da plataforma Neue Klasse e todos os modelos eletrificados e com motor de combustão utilizarão este Panoramic iDrive.
Quatro elementos separados constituem o Panoramic iDrive
Em primeiro lugar, o sistema é composto por quatro elementos. Destacando-se o ecrã que se espraia por uma faixa negra que vai de um lado ao outro da base do para brisas. Em segundo lugar, há um ecrã central inclinado para o condutor que funciona com o novo Sistema Operativo da BMW OS X. Finalmente, o ecrã central terá possibilidade de deslizar para o lado oposto para os modelos de direção no lado direito.
O primeiro ecrã de um lado ao outro da base do para brisas alberga as principais informações, como a velocidade, o consumo de energia e a carga da bateria. Juntamente com estas informações, há seis postigos personalizáveis.
Já o ecrã central, como dissemos acima, tem o novo sistema operativo BMW OS X que está feito com base no código Android. Sistema esse que a BMW fez questão de explicar que conheceu desenvolvimento interno pelos técnicos da casa bávara. Por outro lado, o nome do sistema operativo não manteve os números para marcar uma diferença entre passado e futuro. Ou seja, poderia ser OS 10, mas ficou OS X.
BMW iDrive recebe atualizações via internet
Com o propósito de manter o sistema atualizado, a BMW instalou possibilidade de atualizações via internet. E todo o sistema foi desenvolvido com o objetivo de utilizar controlo por toque ou por voz. Foi, também, pensado para ser mais intuitivo e o mapa do sistema de navegação passa a ser o fundo de ecrã do sistema.
Por outro lado, como referimos, não há botões físicos. E qual é a razão? Os botões físicos, no entender da BMW, oferecem limitações para oferecer opções mais complexas e variadas. O volante, por seu turno, está equipado com botões físicos, mas com sensibilidade háptica.
O sistema é complementado com um “Head Up Display” (HUD) que projeta informações no para brisas, diretamente em frente ao condutor e por cima do tal ecrã que corre de um lado ao outro e que se chama Panoramic Vision.
Sistema totalmente integrado
Dessa maneira, tendo sido todos desenvolvidos ao mesmo tempo, os quatro sistemas estão plenamente integrados. Só para ilustrar, se o HUD exibir informações sobre navegação, o Panoramic Display mostra outras informações relevantes da navegação. A BMW lembrou que o Panoramic iDrive foi desenvolvido com base em dados reais. Sempre obtidos de uma frota acima de 22 milhões de veículos que foram refinados em testes laboratoriais.