A neve da Serra da Estrela é um dos ex-libris de Portugal e há 400 anos era o “frigorifico” dos Reis. Sabia que esta tradição de “Dar Neve a Lisboa” começou em 1614? Em 2025 vamos repeti-la no Jeep dá Neve a Lisboa!
Naquela época, diariamente, entre o primeiro dia de maio e último de setembro, transportavam-se para Lisboa entre 450 e 600 quilogramas de neve para que sua Majestade pudesse tomar neve. Ou seja, derretesse a neve e bebesse a água fresca. Por outro lado, colocavam corantes no gelo e faziam dessa neve gelados.
A neve era cortada na Serra da Estrela, colocada em geleiras (poços onde não batia o sol). Depois, transportava-se por burros até Constância e, a partir dai, de barco até Lisboa.
Foi esta tradição que o Professor Carvalho Rodrigues recuperou e o Clube Escape Livre deu corpo na forma de um passeio todo-terreno histórico, desta feita sem burros, mas com os potentes motores dos modelos 4xe da Jeep, a marca oficial do evento.
Levar Neve a Lisboa
Como sucedia em 1614 e anos seguintes, a caravana do “Jeep dá Neve a Lisboa” vai sair de Manteigas até ao Covão da Ametade para recolher a neve compacta e cortada para levar até Lisboa. A neve carrega-se ali, junto aos cântaros da Serra da Estrela. Depois seguirá a bordo dos veículos por trilhos e caminhos de terra até chegar ao Tejo. Paragem em Constância para o almoço com a caravana a partir rumo à Casa Cadaval, que existe desde 1648.
O Clube Náutico da Moita acolhe a caravana que partirá de barco até ao Cais das Colunas. A comitiva desembarca e desloca-se até ao Martinho da Arcada, na Praça do Comércio. Na época, conhecido como Martinho das Neves. Isto porque era ali o armazém da neve.
Um passeio muito interessante, que faz a pergunta: como é possível a neve chegar fresca a Lisboa carregada ao longo de tantos quilómetros por burros, cavalos e carros de bois? Assim, se quiser saber a resposta, é juntar-se ao Escape Livre neste Jeep dá Neve a Lisboa fazendo já a sua pré-inscrição!