Pela primeira vez, uma prova de navegação 4×4 integrou o calendário de actividades do Clube. Só possível pela parceria entre o clube e a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, numa nova aposta por fora de estrada.
Assim sendo, estas duas instituições apostaram em oferecer condições únicas. Numa prova que percorreu muitos e interessantes trilhos do concelho da Guarda. Nas Alturas Navegação 4×4 é uma prova competitiva e aliciante para quem quer descobrir os desafios da orientação. E certamente constituirá um novo e atractivo cartaz turístico da região.
Nas Alturas Navegação 4×4 com balanço positivo
A equipa Carnes Rodrigues TT foi a vencedora da primeira edição do Nas Alturas Navegação 4×4. Que decorreu este fim-de-semana na Guarda, com organização do Clube Escape Livre e da ACR de Fernão Joanes. À prova de navegação e orientação todo terreno responderam 16 equipas duplas. Num total de 32 viaturas e cerca de 90 pessoas envolvidas. Números que agradaram à organização, tendo em conta a actual conjuntura económica.
A busca de uma centena de waypoints (WP) distribuídos um pouco pelo distrito da Guarda revelou-se um desafio interessante. Tal como a descoberta de algumas das mais belas paisagens da região.
Vitória em casa para Carnes Rodrigues TT
Em dois dias de navegação e orientação com S. Pedro a proporcionar bom sol e calor. Os participantes referiram, como principal dificuldade, o pó que tiveram que enfrentar.
No primeiro dia, registaram-se alguns incidentes. Tal como o daquele participante que deixou descair o seu 4×4 para uma vala, sem danos pessoais registar.
No segundo dia do “Nas Alturas da Navegação 4×4”, tudo correu melhor. Apesar de o tempo para os WP ser mais limitado, o que exigiu estratégias mais apuradas.
16 equipas e mais de 90 pessoas!
A prova correu muito bem. O segundo dia foi um bocadinho mais cansativo porque nos deitámos à sombra do primeiro lugar de ontem e da diferença que tínhamos. Por isso cortámos um bocadinho nos andamentos. Não arriscámos tanto em termos de estratégia, tentando manter o avanço já alcançado. A organização foi excelente, desde a montagem da prova, com sítios fantásticos, sejam culturais e paisagísticos. Havia waypoints com grau de dificuldade muito elevado, o que é bom para nós e para quem navega com carta e GPS sem cartografia. Esteve tudo muito bom.
Paulo Dias, Piloto da Carnes Rodrigues TT
Destaque ainda para a “armada” Dacia, que participou com três equipas duplas, e cujos elementos, nunca tendo feito navegação e orientação. Por fim, conseguiram o 11º, 13º e 15º lugar na classificação geral, arrecadando o prémio Fair-play TTVerde.
Êxito reiterado!
Acima de tudo, serviu para provar que o Dacia Duster, que ainda é pouco conhecido, é mais do que um SUV tradicional de passear na cidade. É capaz de fazer todo o terreno a sério, como foi o caso desta prova. Tendo em conta que todos os WP foram marcados pelo Dacia Duster, eles chegaram a todo o lado, foram os únicos a fazê-lo e até chegaram primeiro.
Ricardo Oliveira, Responsável da Dacia em Portugal
João Oliveira, de uma das equipas Dacia, participou com a sua própria viatura, reiterando a prestação do seu Duster.
Em suma, a organização mostrou-se à altura da exigência de uma prova com estas características e no dizer dos próprios participantes tudo correu bem.
José Pereira, Directo de Prova
Por fim, foi uma parceria magnífica com resultados extraordinários. Vamos ver se podemos continuar no futuro e se assim for, ainda melhorar esta prova.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
A vitória da equipa Carnes Rodrigues TT foi secundada pela ProseriesdesertTeam/Camel Active, tendo a Exactaventura alcançado o terceiro lugar.