O Hyundai i30 é o modelo da marca coreana para o segmento C. Com uma concorrência aguerrida e bem plantada no segmento, como é o caso do Renault Mégane, do SEAT Leon, do Volkswagen Golf, entre outros, o Hyundai i30 quer-se impor, e para não ficar atrás de nada nem ninguém, recebeu uma nova versão não apenas de visual mais desportivo, mas também de carácter mais… dinâmico!
Repleto de qualidades e fortes argumentos, a versão N-Line, atribui ao Hyundai i30 um aspeto mais desportivo e, portanto, apelativo aos olhos da maioria dos clientes. As versões com visual desportivo não são novidade e, acabam por representar uma percentagem significativa independentemente do segmento. Este Hyundai i30 N-Line vem se posicionar entre a versão de cariz mais conservador, e o mais potente e desejado i30 N, chegando mesmo a usar algumas peças deste. É o caso dos para-choques no exterior, e dos excelentes bancos desportivos no interior. A imagem é ainda reforçada por jantes específicas de 18”, dupla ponteira de escape e um difusor central traseiro, e os logótipos N-Line aqui e ali. O resultado final é sem dúvida, muito mais apelativo!
Muito acolhedor!
No interior, para além dos já referidos e acolhedores bancos desportivos, encontramos pedais específicos em alumínio, volante em pele perfurada com excelente pega e onde, neste caso, se situam as boas patilhas de comando da caixa de velocidades. Tanto este como o seletor da caixa automática ostentam orgulhosamente a letra mágica da Hyundai, o “N”.
No interior destaca-se o excelente espaço em todo o habitáculo, mas com especial ênfase nos lugares traseiros, onde viajam confortavelmente dois adultos. Estes dispõem de apoio de braço central e uma excelente altura, ficando apenas a faltar ligações 12v ou USB para conexão de dispositivos móveis.
A qualidade geral agrada com os materiais a revelarem rigor na montagem. A bagageira não é das maiores, dispondo de 395 l, mas está disponível um pneu suplente. Já o sistema de info-entretenimento revela algum atraso face à concorrência, mas é de utilização e manuseamento simples, intuitivo e sem falhas. O equipamento merecia um ou outro item como o acesso sem chave ou o carregador por indução, mas nada que estrague a experiência deste Hyundai.
Na estrada surpreeNde!
Encontrada a posição de condução ideal devido às múltiplas regulações disponíveis, arrancamos para a estrada onde este i30 N-Line volta a surpreender, desta vez com um comportamento também ele ao nível de uma versão mais desportiva. Ao contrário de alguns construtores, a Hyundai não se limitou a “vestir” o i30 N-Line com um fato mais desportivo. A suspensão foi revista e os travões foram melhorados com discos maiores. Alterações que, em conjunto com uma direção direta e muito comunicativa, e uns pneus desportivos Michelin Pilot Sport 4 em jantes de 18”, permitem um comportamento não só entusiasmante como muito eficaz.
O modo de condução Sport ajuda também nas passagens mais rápidas da caixa automática de dupla embraiagem com sete relações. Infelizmente, e mesmo nesta versão de caixa automática, o travão de mão não é elétrico, o que faz com que não tenhamos disponível um modo de auto-hold, muito útil no dia-a-dia em cidade.
Os 136 cv da versão mais potente do motor 1.6 CRDi, são suficientes embora fique a certeza de que o chassis equilibrado juntamente com estes melhoramentos da versão N-Line pedem mais potência para explorar.
Sempre equilibrado!
No que diz respeito a consumos, também aqui este i30 N-Line revela uma dupla faceta. Tanto é possível registar valores de 5,8 l/100 km em condução relaxada, como cerca de 7 / 7,5 l/100 km quando se adquire um andamento mais despachado.
Assim, a criação desta versão N-Line na gama de versões do construtor foi muito bem vinda. Oferece mais a quem gosta de conduzir desfrutando de umas curvas com mais emoção face às “normais” versões do segmento C. Apesar disso, é de referir que o conforto de rolamento não saiu prejudicado nesta versão mais desportiva.
Em boa hora a Hyundai aplicou o seu conhecimento dando origem a esta versão N-Line, já disponível em outros modelos do construtor, e felizmente que o fez sem se limitar à aparência. Afinal, nem tudo o que parece, é!
Conclusão
O Hyundai i30 N-Line oferece um visual mais desportivo a quem procura um automóvel do segmento C com espaço e qualidade, e brinda nos com uma condução entusiasmante favorecida pelo chassis equilibrado e uma suspensão revista nesta versão. Bem jogado Hyundai! :)
Ficha Técnica
1598 cm3
Cilindrada
300 Nm
Binário Máximo
136 cv
Potência
9,8 s
0-100 KM/H
200 km/h
Velocidade Máxima
5,2 l/100 km
Combinado
6,4 l/100 km
Registado
130 g/km
Emissões CO2
22 781€
Base
32 500€
Ensaiado
Conforto. Comportamento, Aparência. Bancos desportivos.
Info-entretenimento. Travão de mão mecânico.