Toyota Hilux GR Sport: valor seguro

É verdade… esta é uma Toyota Hilux GR Sport “mexida” pelos rapazes da Gazoo Racing (GR), mas ganhou apenas refinamento. O resto fica igual.

Toyota
Pick-up
Toyota Hilux GR Sport

É verdade… esta é uma Toyota Hilux “mexida” pelos rapazes da Gazoo Racing (GR). Mais musculada, porém, não procurem nada semelhante ao GR Yaris ou algo remotamente parecido com a Hilux T1+ que já venceu o Dakar. Esta é uma Toyota Hilux GR Sport (quase) indestrutível que ficou refinadíssima. Enfim, um valor seguro!

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 12

Esta Toyota Hilux GR faz parte da oitava geração de um modelo que forjou a sua fama nos continentes mais duros e nos locais mais inóspitos. Esta Hilux em particular é daquelas pick-up como eu gosto: não escondem que nasceram carro de trabalho (base Toyota IMV de longarinas) e oferecendo algo mais em conforto e qualidade de vida a bordo, não renegam o seu passado fora de estrada.

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 14

Esta é uma Toyota Hilux desportiva?

Nem por isso! Naturalmente que as vitórias no Dakar inspiraram esta versão GR Sport. Porém, ao invés do V6 duplo turbo de 3.5 litros, temos um excelente turbodiesel com 2.8 litros com 204 cv e 500 Nm de binário. No lugar dos complicados diferenciais e da caixa sequencial cujos preços dão para comprar dois pares de Hilux GR, temos uma caixa automática e diferenciais convencionais (com sistema de tração 4×4 não permanente. Enfim, ao invés da sofisticada suspensão onde cada par de molas e amortecedores custa tanto como um Toyota Yaris GR, a Hilux GR Sport oferece uma suspensão McPherson à frente e de molas de lâminas atrás.

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 6

Sendo assim é muito desconfortável?

Curiosamente, se fosse possível colocar lado a lado a Hilux GR Sport e a Hilux T1+ num percurso verdadeiramente acidentado, a escolha seria a GR Sport. Desde logo pelo motor que usa gasóleo e não gasolina que custa quase 10 euros o litro. Depois, porque a caixa de velocidade automática – com patilhas no volante e tudo – é muito mais suave que a unidade sequencial. Finalmente, porque a Toyota Hilux GR Sport é muito mais confortável e o motor diesel ronrona face aos obstáculos, enquanto o V6 grita para oferecer potência.

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 8

Bom, deixemos esta brincadeira de comparar o incomparável e falemos de coisas mais importantes. Por exemplo, as modificações introduzidas nesta Hilux. Só para exemplificar, a suspensão traseira tem novos amortecedores para melhor desempenho em termos de arrefecimento do óleo interno, logo, melhores resultados nas duas dimensões de atuação (compressão e descompressão).

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 3

Cosmética é parte do tratamento Gazoo Racing?

Por outro lado, há novas molas na suspensão dianteira, mais rígidas e, diz a Toyota, desportivas. Não temos direito às molas pintadas de vermelho porque poderia sempre dizer que eram as de competição… Depois há mais algumas alterações como os logótipos GR um pouco por todo o lado e as jantes de 17 polegadas – que num carro tão grande parecem pequenas. Depois há mais novidades no interior.

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 9

Os bancos dianteiros são novos com melhor suporte e forrados a pele e Alcantara com pesponto e detalhes em vermelho. Os pedais são em alumínio e o equipamento de base é o mesmo do nível Invencible. Ou seja, temos direito a som JBL, sistema de navegação, bancos aquecidos, faróis LED, acesso e arranque mãos livres, sistema de assistência à descida em declive, ESP e luzes e limpa para brisas automáticos. Enfim, tudo aquilo a que temos direito num automóvel de topo.

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 10

E como é a condução desta Toyota Hilux GR Sport?

Concernente a condução, entramos num mundo que apenas os amantes do todo-o-terreno vão entender bem. Apesar das mexidas da Toyota Gazoo Racing, a direção manteve-se vaga e pesada. Se em asfalto é uma desvantagem, em fora de estrada é uma bênção e, por isso, eu gosto da direção desta Toyota Hilux GR Sport. Como gosto, muito, de usar o modo Sport. Só há dois, Sport ou Eco alem do Normal. Por outro lado, é delicioso deixar a tração apenas nas rodas traseiras e desligar o ESP.

TOYOTA HILUX 2024 ENSAIO 13

Apesar das molas de lâminas traseiras (afinal a Hiluix tem de aguentar com uma tonelada de peso) e dos travões traseiros de tambor e não de disco… que paródia! É verdade que a caixa de velocidades automática não é veloz. Mas desde que consigamos manter a agulha do conta rotações acima das 3000 rpm… que diversão, meus senhores! Dominada a técnica da travagem com o pé esquerdo e mantendo o motor naquele patamar onde estão os 500 Nm, a Hilux voa! Andando fora de estrada vamos sempre confortáveis. E se tudo ficar mais complicado, basta engrenar a tração total e acionar a caixa de transferência e o bloqueio dos diferenciais.

Conclusão

Se tem 70 mil euros para gastar e gosta de fazer todo o terreno e divertir-se como um nababo, esta é a escolha certa. É cara? Muito, mas as rivais também são e apesar de gostar de alguns dos rivais da Hilux, são todos mais caros e têm algum tipo de compromisso o que na Hilux não acontece.

Ficha Técnica

Cilindrada

2755 cm3

Cilindrada

500 Nm

Binário Máximo

204 cv

Potência

Cilindrada

10,2 s

0-100 KM/H

195 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

4,1 l/100 km

Combinado

8,0 l/100 km

Registado

209 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

69.690€

Base

70.720€

Ensaiado


Thumbs UpComportamento fora de estrada, conforto, qualidade, durabilidade

Thumbs DownPreço