Passaram-se cinco anos desde que a VW lançou o ID.3 e muita coisa aconteceu acabando por amadurecer o projeto ID da casa alemã. Este ID.7 é a prova disso mesmo: um carro sumptuoso que corrige muitas das coisas que ficaram por fazer na primeira fornada de elétricos da Volkswagen. É uma pena que a mobilidade elétrica teime em não avançar, pois este é um dos bons elétricos do mercado.
Silencioso e confortável. Espaçoso, com excelente ergonomia e fácil de conduzir. Simpático sem ser belo ou uma peça de design, enorme e pesado com capacidade de chegar mais além com uma autonomia superior a 600 km. Esta aqui resumido aquilo que é este Volkswagen ID.7, o topo da gama elétrica da casa alemã. E se está a pensar que é mais um elétrico, acredite que não é bem assim. Fiquei impressionado com as características deste topo de gama.

Um carro grande ou um grande carro?
Em primeiro lugar é um carro grande (quase cinco metros!) que não é SUV nem crossover. Em segundo lugar, apesar de ser um automóvel pesado (2155 kg) sentado ao volante e em andamento parece mais ligeiro que um… ID.3! Eu disse que fiquei impressionado… No que toca ao estilo, há uma barra de luz LED que une os faróis e outra que une os farolins traseiros, ficando na retina a imagem de família com a gama ID.

Seja como for, o ID.7 é elegante e, sobretudo, eficiente. Não lhe deve dizer grande coisa, mas esta berlina tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,23 e tem uma superfície dianteira mais pequena que a de um SUV. O que quer isto dizer? Que corta o ar de forma muito mais eficaz e aumenta, assim, a autonomia. Enfim, é um carro grande e um grande carro!

VW ID.7 Pro S é um automóvel de topo
Para dar um pouco mais de sofisticação, todos os ID.7 têm a superfície vidrada escurecida e o tejadilho pintado de preto. Por outro lado, as jantes de 21 polegadas têm um desenho feliz. Curiosamente, parecem pequenas o que mostra como o ID.7 é enorme! Dizer que há jantes de 19 polegadas que tornam o ID.7 ainda mais eficiente. Mas muito menos simpático em termos visuais.

Apesar de estar muito bem equipado, há um pacote que torna o carro ainda mais completo. Para além das luzes IQ Light nos quatro cantos do ID.7, oferece as barras LED entre os faróis e os farolins traseiros, abertura remota da bagageira e acesso e arranque mãos livres e sistema de som Harman Kardon, entre muitas outras coisas. Custam os dois pacotes juntos 3.391 euros. O que com as jantes de 20 polegadas atiram o preço final para os 70.074 euros.

Ampla bateria…. ampla autonomia
Utilizando, como sempre, a plataforma MEB do grupo VW, o ID.7 tem uma bateria de 91 kWh (86 kWh utilizáveis) e deita mão ao motor APP550 com 286 cv e 545 Nm montado no eixo traseiro que, também, se encarrega da tração. O conhecido motor da VW foi revisto com um novo inversor, sendo o sistema de íman permanente redesenhado para mais eficiência.

Ora, neste particular, a Volkswagen homologou o ID.7 com uma autonomia de 709 km. Um valor a que não conseguimos chegar, tendo ficado numa utilização perfeitamente descontraída e usando a climatização nos 590 km. Com algum rigor, é perfeitamente possível chegar mais longe. Consegui 625 km, lá está, limitando a velocidade e a utilização da climatização. Seja como for, registos excelentes!

Interior refinado, espaçoso e confortável
Mal abrimos a porta, saltam à vista três coisas: o minimalista painel de instrumentos, o gigantesco ecrã central e o muito espaço disponível. Por outro lado, percebe-se a evolução do sistema de info entretenimento face às anteriores versões. Finalmente, há espaço a rodos no interior com uma bagageira com 532 litros. Podia ser melhor num carro tão grande? Podia, mas o motor está por ali e acaba por roubar espaço, não havendo um “frunk” debaixo do longo capô do ID.7.

Familiar puro e duro, o ID.7 conduz-se de forma tranquila, seguro e eficaz, mesmo em estradas mais desafiadoras. Como disse no início… silencioso e confortável. Espaçoso, com excelente ergonomia e fácil de conduzir. Um regalo cujo preço de base é elevado como o de todos os elétricos. Para ter um ID.7 igual ao das fotos terá de desembolsar cerca de 70 mil euros. Mas este VW ID.7 prova que os carros elétricos podem ser, mesmo, alternativa aos modelos de combustão interna oferecendo espaço, conforto e agradabilidade de condução protegendo o ambiente.
Conclusão
O espaço, o conforto, a autonomia e a eficiência são impressionantes. Apesar do muito equipamento oferecido, o preço acaba por ser atirado para perto dos 70 mil euros, ficando acima disso se deitar a mão a alguns extras que ficam muito bem no ID.7 Pro. Seja como for, o ID.7 da Volkswagen acerta em cheio naquilo que deve ser um veículo elétrico. Desde logo por ser prático, suave, silencioso, espaçoso e com qualidade. Mas mais importante, tem uma ótima autonomia. A tração traseira não faz dele um desportivo, mas, ainda assim, tem um excelente comportamento e é fácil de conduzir. Acima de tudo,é fácil de usar e está acima daquilo que a marca fez até agora com os modelos da fama ID. É um elétrico que se deseja...
Ficha Técnica

91 kWh
Bateria
200 kW
Max AC
11 kW
Max DC

545 Nm
Binário Máximo
286 cv
Potência

6,6 s
0-100 KM/H
180 km/h
Velocidade Máxima

13,6 kWh/100 km
Combinado
17,4 kWh/100 km
Registado

66.147€
Base
70.074€
Ensaiado
Conforto, suavidade, habitabilidade, autonomia
Estilo, infoentretenimento