O BMW X Experience organizado pelo Clube Escape Livre reuniu mais de 120 pessoas oriundas de todo País, e que nos modernos X3 e X5 da marca germânica puderam conhecer o maior santuário ao ar livre de arte rupestre. Visitaram também as quintas centenárias na região do Douro. No fim-de-semana mais quente do ano Trancoso recebeu a caravana BMW para o início de um programa cumprido à risca pelo Clube Escape Livre.
A história de Trancoso e de Bandarra, o seu conhecido profeta, desfilou aos olhos atentos dos participantes. Posteriormente, foram guiados, numa visita ao centro histórico. Completada, durante o percurso nocturno, com a visita a Moreira de Rei. Que assim se passou a chamar após a estadia do rei D. Sancho II a caminho do exílio em Toledo.
BMW X Experience conquista duplo património da Humanidade!
Os núcleos das gravuras rupestres de Penascosa e Canada do Inferno, visitados na manhã de Sábado, proporcionaram o contacto com a arte paleolítica. Antes de um dos momentos altos do passeio: a passagem a vau do rio Côa. Superada com êxito e sem problemas para nenhum dos X3 e X5.
Tanta emoção requeria alguns momentos de descanso e contemplação paisagística. Assim, a organização não podia escolher senão a magnífica Quinta da Ervamoira. Foi também numa interessante e acolhedora quinta da região, a da Canameira, que decorreu o almoço ao ar livre. Antes do reinício do fora de estrada pelos trilhos que ladeiam o rio Douro entre o Pocinho e S. João da pesqueira. Aqui em pleno centro histórico a toponímia local mudou momentaneamente. E a Praça da República passou a Praça BMW com a sua ocupação pelos 32 BMW X3 e X5 participantes no evento.
Em suma, proporcionar três dias de convívio, lazer e diversão a par da descoberta histórica, paisagística e gastronómica da região e acrescentar um melhor conhecimento da tecnologia e potencialidades dos X3 e X5 era o nosso objectivo e foi plenamente alcançado.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
Conquista D’Ouro!
Já na recta final do BMW X Experience não foi fácil convencer os condutores a descer um íngreme corta-fogo. E houve mesmo alguns acompanhantes que deixaram ir o condutor sozinho. Mas a tecnologia destes modernos SUV e o sistema Hill Descent Control (HDC – Controlo de velocidade em descida) fizeram o trabalho todo. Assim, surpreendendo os proprietários dos BMW. Que, em alguns casos, repetiram a descida já acompanhados dos restantes membros da equipa.
A Quinta do Ventozelo, foi a última paragem antes do jantar e a estadia no Hotel Régua Douro. Por fim, no Domingo e debaixo de uma verdadeira canícula o “Infanta” da Barcadouro permitiu a descoberta da região duriense sob outras perspectivas.
A confraternização com os nossos clientes. Eum contacto mais pessoal que nos permitiu saber que vários deles são proprietários BMW há mais de 15 anos foi o mais importante. Logo depois, da experiência que tornou possível conhecerem e tirarem partido de todas as características dos modelos X3 e X5.
Jorge Aguiar, BMW Portugal