Após o êxito da primeira iniciativa realizada no Douro os Fiat Panda subiram agora ao ponto mais alto de Portugal. A partir do Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, os Panda percorreram os melhores trilhos. Num sobe e desce contínuo dos Piornos ao Poço do Inferno. De Manteigas às Penhas Douradas antes da visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Museu do Pão. Um itinerário em que os Fiat Panda atingiram a Torre e do outro lado da Serra descobriram os caminhos que serpenteiam a Cova da Beira. Um fim-de-semana que reuniu várias gerações Panda e os seus proprietários. Que apreciaram a aventura e a descoberta de locais recônditos não acessíveis a um veículo normal. Assim foi o 2º Fiat Panda Cross Adventure.
Sol e neve no 2º Fiat Panda Cross Adventure, na Serra da Estrela.
O desafio do Clube Escape Livre era descobrir as paisagens menos conhecidas da Serra da Estrela. A par de um roteiro cultural de excelência. Mas os mais de oitenta participantes oriundos de todo o País puderam comprovar as extraordinárias capacidades fora de estrada dos seus Fiat Panda 4×4 .Em todas as condições de aderência. Porque S. Pedro resolveu mostrar as 4 estações do ano ao longo do fim-de-semana. E nem a neve faltou no 2.º Fiat Panda Cross Adventure.
O percurso idealizado pelo Clube Escape Livre, cumprido à risca e dentro do horário previsto abriu o coração da Serra da Estrela aos pequenos mas resistentes Fiat Panda 4×4. Que tiveram a oportunidade de descer o vale glaciar do Zêzere. Passar no Poço do Inferno. Por fim, atravessar a vau o Rio Zêzere e subir ao Observatório de Meteorologia nas Penhas Douradas.
Os (Fiat) Panda nos trilhos da Serra.
Sol mas também alguma chuva acompanharam a caravana Fiat. Que chegou a atravessar lamaçais e a subir íngremes corta-fogos antes de circular mesmo sobre neve na subida da Lagoa Comprida para a Torre.
Foi um êxito. Vai toda a gente satisfeita. O Clube Escape Livre está de parabéns pela organização e conseguiu juntar num passeio todo terreno uma parte social e cultural de grande nível.
João Alberty
Primeiramente, o capítulo cultural iniciou-se com a visita guiada ao Centro de Limpeza de Neve para conhecer as diversas e enormes máquinas utilizadas no Inverno para a limpeza das estradas. Numa altura em que todos estavam longe de imaginar que no dia seguinte elas teriam de ser utilizadas. E que os Panda iriam beneficiar das suas características 4×4 para subir com facilidade, diga-se, aos 2000 metros da Torre. Onde um manto branco os aguardava, numa altura em que nevava com intensidade.
Uma vez mais, foi muito giro e o melhor é mesmo o convívio. Tenho este Panda da anterior geração há cerca de 2 anos, sobe muito bem. É leve, económico e muito fiável pois nunca teve nenhum problema. Até para o ano!
João Oliveira
2º Fiat Panda Cross Adventure é um sucesso.
Em Seia as visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Museu do Pão enriqueceram os participantes de pormenores sobre a mais conhecida montanha portuguesa e sobre a história e confecção do pão.
Ao jantar com a magnífica panorâmica da Cova da Beira que se abrangia da Estalagem Varanda dos Carqueijais e ao som do grupo musical de Santa Maria da Covilhã. Por fim, os episódios do dia iam brotando e animando o convívio dos participantes das várias gerações Panda.
Em suma, os percursos escolhidos pelo Clube Escape Livre foram extraordinários e adequados a demonstrar as capacidades fora de estrada do Fiat Panda 4×4. Pude verificar a satisfação de todos. E a surpresa dos participantes mais recentes, alguns a estrear aqui os carros, com a forma como o Panda atravessou rios e subiu íngremes corta-fogos.
Frederico Battaglia, Fiat Group Automobiles Portugal