Exclusivamente para sócios do ACP, o VI Off Road marcou a internacionalização do passeio que todos os anos recebe os sócios do maior clube automóvel português que apreciam o fora de estrada. Um percurso entre Portugal e Espanha privilegiou a paisagem, a história e a gastronomia. Iniciou-se na Guarda para terminar em Ciudad Rodrigo. A aldeia histórica de Castelo Mendo e a fortaleza de Almeida destacaram-se nas visitas nacionais. Enquanto do lado espanhol sobressaiu o património histórico de Ciudad Rodrigo e em Aldeia del Obispo o Fuerte de la Concepción. Turismo, lazer e convívio caracterizaram mais esta edição do Off Road ACP.
Lugar na História no VI Off Road ACP
Um programa cumprido com rigor. Um percurso com características de montanha e de planície desenvolvido dos dois lados da fronteira. E uma visita à história da Guarda, Almeida e Ciudad Rodrigo recebeu a aprovação dos quase cento e cinquenta sócios. Que ao volante de mais de cinquenta veículos 4×4 participaram no VI Off Road ACP, para os que apreciam o todo terreno turístico e de lazer.
Depois de uma semana de chuva e ventos intensos, com a Guarda a acordar com neve na Sexta-feira, as perspectivas para o VI Off Road ACP não eram as melhores. Com a adesão de S. Pedro ao Clube as condições climatéricas melhoraram significativamente. Assim, permitindo usufruir plenamente do programa preparado e de todos os trajectos seleccionados.
Mais de 50 veículos 4×4 entre Guarda e Ciudad Rodrigo!
No que diz respeito ao todo terreno, a etapa de Sexta-feira apresentou um percurso mais exigente e sinuoso. Condições que se modificaram na etapa de Sábado de manhã. Mas seria depois de passar a fronteira que o percurso melhoraria significativamente. Principalmente, com a utilização de pistas mais largas, mesmo estradões, com grandes charcos de água e um ou outro lamaçal. No Domingo o bom piso continuou ao longo das inúmeras “fincas” atravessadas. Que permitiram o contacto com inúmeras cabeças de gado que aqui e ali faziam parar a caravana. A travessia de um pequeno curso de água animou os quilómetros finais deste primeiro passeio internacional.
Já no capítulo cultural o fim-de-semana começou com a visita ao Museu da Castanha em Aldeia do Bispo. Seguidamente, continuou no dia seguinte com as visitas guiadas a Castelo Mendo, Almeida e Ciudad Rodrigo. Por fim, para terminar no Domingo no Castelo de S. Felices de Los Gallegos.
Em suma, esta actividade insere-se na estratégia do ACP em estar cada vez mais próximo dos sócios. Ainda assim, com a colaboração do Escape Livre, uma organização de sucesso. Que conseguiu reunir a família toda do ACP aqui na Guarda e nos levou para um passeio extraordinário. Muito bem organizado. Inclusive, fortalecemos mais os laços entre nós e os nossos associados e fazemos com que a nossa família seja cada vez maior.
Luís Figueiredo, Director Geral do ACP
Assim sendo, o êxito desta iniciativa do Automóvel Club de Portugal deve-se ao entusiasmo e à participação dos sócios. Igualmente, com alguns a terem marcado presença na quase totalidade das edições.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
Com mais este êxito o Off Road ACP é um evento já com lugar na história do todo terreno turístico nacional.