Com o Slalom de Castelo Rodrigo o Clube Escape Livre foi o responsável pelo regresso das provas de perícia ao distrito da Guarda. Todos os anos milhares de espectadores assistem àquela que é considerada a melhor prova de Slalom em Portugal. Do mesmo modo, este ano e em colaboração com o Slalom Clube de Portugal, Figueira de Castelo Rodrigo recebeu esta jornada dupla. No Sábado a competição teve lugar à noite e no Domingo realizou-se à tarde.
Público, competição e espetáculo!
Os ingredientes necessários ao êxito de uma prova desportiva não faltaram no Slalom de Castelo Rodrigo. Público, que no Sábado à noite encheu as duas bancadas do Estádio Municipal. Competição para os primeiros lugares ao centésimo de segundo. Por fim, mais espectáculo com as desejadas “acrobacias” dos pilotos durante o fim-de-semana.
A jornada dupla do Slalom de Castelo Rodrigo iniciou-se no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Com um traçado muito rápido e que foi aproveitado por Luís Delgado. No seu bem preparado Daihatsu de tracção traseira, o único a baixar do segundo 58, estabelecendo 57,59 segundos. Na luta pelo segundo lugar António Alexandre em Mini partia para a última tentativa com 58,16. Mas seria ultrapassado por um espectacular Carlos Rosendo que também em Mini rubricava 58,13 e subia ao segundo lugar do pódio. Jorge Almeida com um Daihatsu da categoria de tracção à frente esteve ao seu melhor nível. E bateu Jorge Araújo em carro idêntico.
Os melhores pilotos de perícia rumaram a Figueira!
Mais de 4 horas de provas, proporcionadas pelos 28 pilotos presentes. Por conseguinte, os milhares de espectadores nas bancadas do Estádio foram brindados com as actuações especiais de Jorge Almeida a levantar a traseira do seu carro a quase um metro do asfalto e ainda por um Ferrari cujos piões encheram de fumo o recinto.
Foi um passo importante para a reconquista do título nacional. É uma prova boa, Castelo Rodrigo recebe as pessoas muito bem, espero para o ano estar cá.
António Alexandre, piloto
Castelo Rodrigo já é uma prova mítica do Nacional. Todos gostamos de a vir fazer e correu-me muito bem pois quer ontem quer hoje venci a categoria.
Jorge Almeida, piloto
Na tarde quente de Domingo a segunda prova da jornada nacional decorreu na Avenida Sá Carneiro. Em pleno centro da vila e com uma grande moldura humana. Que assistiu ao reeditar da competição de véspera. Mas agora, num traçado mais curto e menos rápido, com o protagonismo a pertencer aos Mini de António Alexandre (46,70) e Carlos Rosendo (47,02). Que se superiorizaram por esta ordem a um esforçado Luís Delgado (47,02). Jorge Almeida voltou a fazer uma prova espectacular e para além da vitória entre os tracção à frente obteve um bom 4.º lugar da geral.
Entre os demais participantes destaque para as provas de Dino Almeida e António Borges. Ambos ao volante de estranhos protótipos semelhantes aos Caterham e que pela sua velocidade entusiasmaram o público.
Para o ano há mais!
O desporto motorizado de excelência esteve neste fim-de-semana em Figueira. Com os melhores pilotos do País. Além disso, apraz-nos registar que, para além de ganharmos com uma boa competição, também a nossa hotelaria e a nossa restauração tiveram bons resultados.
António Edmundo, Presidente da Câmara de Figueira
Em suma, o objectivo de todos os anos marcar o Nacional de Slalom com a melhor prova foi atingido. Assim, queremos continuar a fazê-lo no futuro.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre