Um evento destinado aos proprietários dos Dacia Duster 4×2. Este passeio pretendeu, acima de tudo, provar que é possível partir para uma grande aventura todo terreno com a máxima segurança e utilizando apenas as capacidades 4×2 deste modelo.
O Dacia Duster Aventura 4×2 teve início em Trancoso e prosseguiu pela extraordinária paisagem do Douro nos dois dias seguintes. Com visitas ao património e bons momentos gastronómicos incluídos no roteiro.
Dacia Duster Aventura 4×2 vai continuar!
A novidade desta organização foi um magnífico almoço no Domingo, por barco, na subida do Douro. Entre o Pinhão e o Pocinho, e o regresso por comboio. Possibilidade de convívio e total disponibilidade para registar as maravilhosas paisagens, classificadas de Património da Humanidade pela Unesco desde 2001.
O primeiro fim de semana de verão abraçou e acalorou a caravana de 75 pessoas e mais de 20 viaturas Dacia Duster. Pelos caminhos do Douro, num evento organizado pelo Clube Escape Livre. O Dacia Duster Aventura 4×2 foi o primeiro passeio para este modelo, a nível nacional. Participantes de todo o país, de Braga ao Barreiro, descobriram a belíssima região do Douro.
O primeiro evento em 4×2!
Entre o convívio, a troca de experiências e opiniões e a agradável surpresa pelas capacidades reveladas dos Dacia Duster foram três elementos marcantes deste passeio. Este teve como pano de fundo a história e a paisagem da região entre Trancoso e o Pocinho.
As quentes temperaturas que se fizeram sentir deram as boas vindas aos proprietários dos Duster. A etapa noturna de sexta-feira foi bem agradável e fácil de cumprir. Rumo à vila de Moreira de Rei, cujo castelo medieval acolheu D. Sancho II antes da sua partida para o exílio em Espanha, em 1247. Em seguida, a visita à igreja e um breve passeio pelas ruas, uma espantosa vista sobre Trancoso brindou os participantes.
Mais de 75 aventureiros pelos trilhos do Douro!
A princípio, sábado amanheceu com o calor há muito esperado. Aguardava a caravana um dia de descoberta paisagística e histórica, bem como viagens ao volante dos Dacia Duster. Mesmo na versão 4×2, estes revelaram estar à altura de todos os trilhos e percursos escolhidos.
Entre os locais de paragem, a “família” Duster conheceu um pouco das “bandeiras” de visita de Vila Nova de Foz Côa – a arqueologia e os vinhos.
Em seguida, as belíssimas paisagens durienses, subida do Pocinho até Santo Amaro, apreciando-se a rara beleza da foz do rio Sabor. Parando nas proximidades de Freixo de Numão, com a visita às ruínas da antiga villa romana do Prazo.
Em 2013 há mais Dacia Duster Aventura 4×2!
A subida ao miradouro da Senhora do Viso, em Custóias, soube a paz e serenidade com os recortes montanhosos em redor. Seguindo até São João da Pesqueira, a caravana foi recebida com as boas vindas do presidente da câmara e uma prova de vinho generoso. Em ambiente que antecipava a festa da noite de São João. Logo depois, o Hotel Régua Douro, em Peso da Régua, acolheu os participantes.
Foi um passeio extremamente agradável com tudo aquilo que se pretendia: cultura, uma oportunidade para descobrir um Portugal tantas vezes desconhecido. E, claro a demonstração das aptidões “todo terreno” do Dacia Duster. Numa organização, como sempre, do Clube Escape Livre. Por fim, vamos começar a trabalhar para a 2ª edição em 2013.
Ricardo Oliveira, Director de Comunicação da Renault e Dacia
Por fim, no domingo, os Duster ficaram no estacionamento do Pinhão, junto ao rio, onde o aglomerado destas viaturas atraiu também as atenções. A viagem de barco até ao Pocinho, com almoço a bordo, agradou visivelmente a todos. Conciliando a partilha de experiências sobre os seus veículos com a captura das mais belas imagens Douro acima, na embarcação da empresa Barcadouro.
Em suma, e mais uma vez, o Clube Escape Livre abriu novos horizontes, fazendo história. O primeiro passeio monomarca 4X2 confirmou que, com o Dacia Duster, o fora de estrada e a aventura são possíveis.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre