A equipa Móveis Nelo TT/ JM Pneus foi a vencedora da segunda edição do “Nas Alturas Navegação 4×4”. Com organização da ACR de Fernão Joanes e do Clube Escape Livre que decorreu este fim-de-semana na região da Guarda. A busca de 96 Waypoints distribuídos pelos concelhos da Guarda, Almeida, Belmonte e Sabugal revelou-se um desafio exigente. No entanto, gratificante para as equipas, devido à variedade de locais e orografia muito variada. Tornando-se bastante interessante e decisivo na elaboração das estratégias.
Maior exigência, melhor navegação!
O desafio do primeiro dia, sábado, colocou no topo da classificação a equipa que sairia vencedora. Realizando a quase totalidade dos pontos desta etapa, ao longo de 60 desafiantes Waypoints. Por entre muitas rochas, muito mato e grandes obstáculos a ultrapassar. O desafio correu, por isso, muito bem à equipa Móveis Nelo TT /JM Pneus. Conseguindo quase o dobro dos pontos sobre a segunda classificada, a Trilhos do Estreito /Oleiros Magazine, e com a Sarjoi TTeam a conquistar o terceiro lugar. Apenas as primeiras quatro equipas da tabela conseguiram evitar penalizações.
60 desafiantes waypoints
No segundo dia, a Móveis Nelo mantinha a liderança da tabela, reafirmando a sua experiência na navegação. Mas seria agora seguida da Fire TTeam e da Nobre & Marques em segundo lugar, com igual número de pontos, e da JM Pneus em terceiro.
O balanço é positivo e os participantes também já o disseram através do inquérito a que responderam. O número das equipas foi o possível, tendo em conta a conjuntura atual. Mas o evento causou movimentação na cidade e um bom ambiente, e isso é bom. Correu tudo bem, como previsto.
António Bico, Presiddente da ACR de Fernão Joanes
Nas Alturas Navegação 4×4 foi um êxito!
No conjunto dos dois dias, o ouro ficou nas mãos da Móveis Nelo TT / JM Pneus. A prata seguiu para Trilhos do Estreito/ Oleiros Magazine e o bronze acabava conquistado pela Fire TTeam.
Do mesmo modo que desafio do ano passado, este foi mais exigente em termos de estratégias para os navegadores. Com algumas mais ambiciosas e também em maior número, o que os obrigava a ponderar muito o que fazer. A própria zona onde decorre, na carta 214, tem uma orografia muito diversificada, em que apanha uma zona com quatro vales com autoestrada. Linha de caminho-de-ferro e obstáculos naturais para eles ultrapassarem. A carta 204 pauta-se mais por caminhos mais estreitos, o que obrigou a uma condução mais cautelosa.
José António Pereira, Diretor de Prova
Foram reveladas as capacidades de pilotos e navegadores
A prova Nas Alturas Navegação 4×4 correu muito bem, foi muito bem pensada, as estratégias foram muito boas. O piloto esteve à altura, o carro não nos falhou e por isso correu tudo bem. A organização esteve excelente, impecável. A prova foi muito bem montada de forma a não fazermos pontos por fazer, mas a obrigar a pensar muito e a fazer opções de estratégia.
Paulo Dias, Equipa Vencedora
Refira-se que o Nas Alturas Navegação 4×4 marca a diferença por apenas permitir o uso das cartas militares e dos básicos GPS Garmin Etrex H ou Etrex 10. Revelando, com isto, as verdadeiras capacidades dos pilotos e navegadores.
A melhor forma de terminar o ano de 2012
Estamos habituados a fazer este tipo de prova e com terreno parecido. Mas aqui é um bocado mais duro, com muita pedra e muito mato. Ao nível da organização foi o máximo. Tiveram muito trabalho e para irem aos sítios onde foram, é preciso muito trabalho e muita dedicação.
Bernardino Mateus, da Trilhos
Com esta atividade o Clube Escape Livre termina o ano de 2012 da melhor forma, depois de mais uma época muito preenchida e diversificada.
Em suma, o principal desafio foi controlar o tempo e o timing de chegada aos controles horários. Principalmente, o objetivo principal era ficar entre os três primeiro. A organização foi espetacular em tudo, na logística no apoio, no incentivo, a todos os níveis.
Fausto Rato, Fire TTeam