O bucho, especialidade gastronómica da região beirã e raiana foi o protagonista de mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores. Em plena época alta dos enchidos. O Clube Escape Livre associou-se à Junta de Freguesia da Freineda. Com o apoio da Câmara Municipal de Almeida organizou um almoço de sabores raianos no domingo, naquela freguesia. Houve ainda um encontro com a História, com a recriação das invasões francesas pela mão do grupo GRAMA.
Raid do Bucho e Outros Sabores com novo recorde!
Como não podia deixar de ser, este foi também um evento de todo terreno aberto a todos o tipo de veículos 4×4 e SUV. Com os participantes a percorrer as belíssimas paisagens e trilhos do concelho de Almeida na terceira edição do Raid do Bucho.
O Raid do Bucho e Outros Sabores, organizado pelo Clube Escape Livre, já é mais do que um encontro de apreciadores do todo terreno. Em largas dezenas, se juntam todos os anos no concelho de Almeida. Houve a descoberta da paisagem, história e o património. Espaço ainda para libertar adrenalina.
Este é um evento que atrai também pela gastronomia da região beirã e raiana e pelo convívio. Com os participantes a juntar-se ao Almoço e Festa do Bucho que este ano bateu novo recorde: 400 pessoas, mais cem que no ano anterior. No final, os participantes ficaram encantados com este passeio de descobertas, prometendo regressar à região.
Uma viagem na história e gastronomia
Mais uma vez, Almeida foi o centro de atividade em mais um Raid do Bucho e Outros Sabores. Com um amanhecer de sábado que contrariava as temperaturas amenas dos dias anteriores, ainda foi possível inaugurar, de manhã, a componente histórica deste passeio.
Uma oficina pedagógica de tiro de infantaria e artilharia foi seguida do relaxante exercício matinal de percorrer a fortaleza a pé. Os participantes ficaram maravilhados pela preservação da construção e a paisagem circundante.
Seguidamente um almoço que serviu para retemperar energias. A caravana partiu para uma primeira etapa todo terreno extraordinária, a percorrer o planalto raiano entre paisagens portuguesas e espanholas.
Todos os tipos de 4×4 e SUV’S a caminho da Freineda
Referência às passagens a vau da Ribeira das Cabras, rio Noemi e rio Côa que foram espetaculares. Referência à adrenalina que sempre motiva os participantes a superar estas provas com maior ou menor dificuldade.
A chuva que tinha caído durante a noite levou a um amanhecer de Domingo mais solarengo e facultou um piso com menos pó.
Referência à subida dos corta fogos perto de Castelo Mendo e nova passagem pelo rio. Estes acabaram por fechar com chave de ouro o percurso. Seguidamente, a reconstituição histórica que teve lugar no largo da Freineda. Houve disparos e cheiro a pólvora de há cerca de 200 anos. Esta foi uma cortesia do grupo GRHMA que agradou a centenas de espectadores.
Em 2013 há mais Raid do Bucho e Outros Sabores!
Do Largo de Santa Eufêmia vinham já os aromas do rei desta festa de tradição. O Bucho cozido, acabou por ser servido, minutos depois, a mais de 400 pessoas. Uma refeição onde não faltaram outros enchidos, queijo e requeijão, pão e vinho da região, além das sobremesas típicas. Este foi o culminar de mais uma festa que seguiu com muita música e animação tarde fora.
Há sete anos que se realiza este evento, e todos os anos atraímos cada vez mais pessoas a provar este prato raiano, o bucho. Faço um balanço ótimo, quer pela parte da recriação histórica, quer pela parceria com o Clube Escape Livre, quer pela adesão dos populares a este evento, pelo que devemos estar todos contentes com o trabalho realizado ao longo dos anos.
Miguel Simões, Presidente da Freguesia de Freineda
Mais um evento cumprido com êxito e com todos os objetivos alcançados.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
Concluindo, o Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio da Junta de Freguesia de Freineda e da Câmara Municipal de Almeida. Colaboração da ValorPneu, Camel Active, Bridgestone, FirstStop, SPAL, Intermarché/Guarda, Dom Digital. O Dacia Duster 4X4 como viatura oficial.
De salientar a colaboração das revistas Autofoco e Off Road, RFM e Rádio Altitude, dos jornais Diário de Coimbra e A Guarda e dos sites Lusomotores, TTVerde e Autoandrive.