O 16º Slalom de Castelo Rodrigo foi pontuável para o campeonato da modalidade, mas o sucesso com que tem atraído milhares de pessoas que vibraram com a perícia dos pilotos, fez desta a prova rainha. O Slalom desenrolou-se na habitual prova noturna, no sábado, no estádio municipal e a prova diurna, no domingo, nas ruas de Figueira. O evento foi uma organização do Clube Escape Livre, com a colaboração técnica do Slalom Clube de Portugal e a parceria da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
O Slalom de Castelo Rodrigo reuniu 43 pilotos que, durante o último fim-de-semana, se dividiram pela participação na Super Especial, uma das novidades, no slalom e no espetáculo de drift, proporcionando um crescendo de adrenalina para as cerca de 5 mil pessoas que nos dois dias de prova se deslocaram a Figueira de Castelo Rodrigo. Nem o tempo, com alguma chuva e temperaturas mais frescas, afastou o público daquela que continua a ser a prova rainha do slalom em Portugal, e Figueira de Castelo Rodrigo, mais uma vez, não defraudou as expetativas.
O 16º Slalom de Castelo Rodrigo, prova rainha do Campeonato de Portugal, não falha.
Apesar da grande espetacularidade de todos os pilotos, o Slalom de Castelo Rodrigo viveu do duelo entre Jorge Almeida (tração frente) e Hugo Ribeiro (Mini) que, alternadamente, faziam os melhores tempos, conseguindo este último, no sábado, subir ao lugar mais alto do pódio, enquanto Jorge Almeida o fazia na prova de domingo, mas com uma margem que lhe permitia sair vencedor do fim-de-semana.
No sábado não estive tão bem, face à dificuldade de acertar com a pressão dos pneus, mas no domingo esse problema ficou resolvido e dei o meu melhor.
Jorge Almeida, Piloto
Castelo Rodrigo com recorde de pilotos e muita emoção
Depois de estar aquém dos pilotos da frente na jornada de sábado, António Alexandre rubricou um ótimo tempo no domingo, mas a classificação final não lhe permitiria ir além do terceiro lugar. Quanto aos pilotos do distrito da Guarda, também num recorde de participações alcançadas, Sérgio Saraiva viria a ser o primeiro classificado, seguido de Frederico Neto e de João Martins. A Super Especial que teve lugar este ano atraiu um número interessante de pilotos com alguns carros de alto nível como o Peugeot 205 de José Cruz que, no entanto, foi incapaz de bater o Toyota Starlet de Ricardo Pimenta e o Citroën AX de José Gomes, classificados por esta ordem.
Vítor Mota mostrou os seus créditos de piloto internacional de drift e rubricou várias atuações de alto nível perante um público que não regateou aplausos. O “senhor drift” prometeu regressar para o ano com novidades.
Muito satisfeito com toda a dinâmica proporcionada pela prova e pelo grande cartaz que ela representa para Figueira de Castelo Rodrigo.
Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo
Curioso é constatar que depois da dupla jornada de Figueira, Jorge almeida e Hugo Ribeiro, que estavam empatados no primeiro lugar do Troféu Nacional de Perícias, se mantêm assim, agora com 228 pontos cada um, pois repartiram a vitória nas provas do fim-de-semana.