A segunda edição do Raid dos Castelos e Muralhas do Mondego foi centralizada no Hotel Mercure da Figueira da Foz e deu a conhecer os concelhos da Rede de Castelos e Muralhas que no ano anterior não fizeram parte do percurso: Coimbra, Figueira da Foz e Pombal. As visitas a castelos e muralhas nestas três cidades permitiram uma viagem extraordinária pela história e pelo património complementada com os sabores de qualidade que caracterizam esta região. A experiência de condução em areia neste passeio aberto a todas as viaturas 4×4 foi uma das novidades neste fim-de-semana pelo Centro do país. O Dacia Duster 4X4 foi a viatura oficial..
TT com assalto aos castelos
Foram cerca de 100 os participantes, em 35 viaturas todo terreno, que no último fim de semana conquistaram os castelos da região Centro. O 2º Raid Castelos e Muralhas do Mondego, uma organização do Clube Escape Livre, foi até ao litoral mostrar de que é feita a história, as paisagens, a cultura e a gastronomia de três dos concelhos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
S. Pedro ajudou a alcançar torres e castelos, com seus longínquos horizontes, proporcionando sol e temperaturas invejáveis nesta aventura pelos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz e Pombal. O Hotel Mercure da Figueira foi o centro de operações deste Raid Castelos e Muralhas. Depois da sessão informativa sobre o passeio, todo terreno e pneus, e do jantar de boas vindas, os participantes ingressaram num percurso pedestre por Buarcos, onde conheceram os pontos principais da vila, a sua história, igrejas e curiosidades, um itinerário que ainda contou com a participação de uma peixeira vestida a rigor. O passeio terminou no Teatro da Trindade, onde foram entregues lembranças da Figueira da Foz.
Trilhos pela Rede de Castelos e Muralhas
No sábado, a partida para a aventura conduziu a um recinto de areia, onde todos tiveram oportunidade de experimentar, num pequeno troço, a condução todo terreno neste piso, um momento que foi do agrado de todos, e para muitos, mesmo a primeira experiência. Ainda nesta manhã, partida para o convento do Louriçal, aberto para a visita guiada, e onde se provaram os típicos biscoitos conventuais. Antes do almoço, o castelo do Pombal foi ponto de paragem, já que se encontra atualmente com excelentes condições para receber visitantes.
Ao contrário dos percursos da manhã, um pouco incaracterísticos, a etapa da tarde levou os aventureiros de Pombal a Coimbra, por cumes e trilhos em altitude, grandes miradouros, paisagens extraordinárias por Terras de Sicó, até a vista alcançar o mar, para terminar o todo terreno na singular capela de Nossa Senhora do Círculo que, como o nome indica, tem uma paisagem extraordinária de 360 graus. A chegada a Coimbra fez-se junto à Universidade, seguindo-se a visita a vários pontos do centro histórico. O dia terminou com o jantar e espetáculo no Casino da Figueira, momento apetecível de descontração e convívio para todos neste 2º Raid Castelos e Muralhas.
Mais de 100 participantes
No domingo, a etapa caracterizou-se por um traçado junto ao mar, mas o nevoeiro matinal impediu a vista desde o extraordinário miradouro de Quiaios. Logo depois, o sol regressou, com a caravana já a caminho do Museu do Sal para uma visita guiada. A travessia dos arrozais, agora no seu início de plantação e grandes extensões de água, acompanhou os participantes até ao castelo de Montemor, onde terminou o passeio. O almoço na extraordinária Quinta do Mourão registou a presença de Luis Matias, presidente da Rede, de João Ataíde, presidente do Município da Figueira da Foz e de Diana Andrade, do Município de Montemor-o-Velho.
Com os seus espaços ao ar livre e gastronomia de referência, o almoço rematou este passeio de descobertas, com entrega dos troféus SPAL, várias lembranças e o sorteio sempre aguardado dos relógios TWSteel.