O Raid do Bucho e Outros Sabores contou, em 2015, com um trajeto totalmente novo que privilegiou, no sábado, a zona do Vale do Mondego, Trancoso e Celorico da Beira. No domingo, a ligação da Guarda à Freineda foi rematada com a tradicional e explosiva cerimónia evocativa das guerras peninsulares e homenagem ao duque de Wellington e Ordem Unida, a cargo do grupo GRHMA, seguida do grande almoço e Festa do Bucho. O Raid do Bucho foi aberto a todos os modelos e marcas de viaturas 4×4. A gastronomia beirã e raiana, onde o bucho teve lugar de destaque, acompanhado de outros enchidos, fumados e doçaria, aliada à história, tem contribuído para o seu sucesso. O Dacia Duster 4X4 foi a viatura oficial.
Raid do Bucho é êxito confirmado
Foi um sucesso o novo percurso escolhido pelo Clube Escape Livre para o Raid do Bucho e Outros Sabores, que decorreu no último fim de semana entre a Guarda e a aldeia de Freineda. Estiveram em destaque as paisagens que circundam a serra da Estrela, a proporcionar bons momentos de contemplação e de adrenalina, mas sobretudo os sabores serranos: os queijos, vinhos e enchidos, servidos em diversos momentos.
Cerca de 140 pessoas em quatro dezenas de viaturas voltaram a comprovar o êxito deste passeio, já que apesar da crise ainda instituída em Portugal, o número de inscrições estabilizou em alta nos últimos anos. Também em alta, esteve o almoço e Festa do Bucho e Outros Sabores, que manteve na sua sexta edição cerca de 500 pessoas à mesa em torno do bucho, dos enchidos e de outros sabores tradicionais.
Cerca de 140 pessoas de Norte a Sul do País
Na sexta-feira, em visita ao alto da Torre de Menagem, os participantes puderam não apenas observar a paisagem, como tomar um chá acompanhado do novo bolo de marca da Guarda, o Dom Sancho, feito com base em dois produtos da região – a farinha de centeio e o queijo da serra.
Num fim-de-semana alternado por temperaturas amenas e mais frias, e onde a chuva fez fugaz aparição, os trilhos pelos concelhos da Guarda, Trancoso e Celorico da Beira conduziram até às visitas à Adega Cooperativa da Beira Serra, à aldeia de Moreira de Rei, ao Solar do Queijo e Necrópole de São Gens. Mesmo antes, uma pequena pista natural permitiu subir a adrenalina e testar capacidades todo terreno dos condutores que o desejaram.
No Domingo, já a caminho da Freineda, o percurso contemplou paragem com vista soberba na capela da Senhora do Monte, perto da Cerdeira, onde foram saboreados os novos iogurtes Nutregi – mais um produto nascido na Guarda – antes da travessia a vau do rio Côa. A cerimónia evocativa das Guerras Peninsulares com homenagem ao Duque de Wellington, um pequeno espetáculo repleto de disparos de pólvora, e o grande almoço do bucho, que por algumas horas reuniu à mesa, sempre com boa disposição, cerca de 500 pessoas, remataram, com sucesso, a edição de 2015.
O tempo não ajudou, mas a verdade é que com o Raid do Bucho e a promoção e divulgação desta festa, mantivemos centenas de pessoas numa realização ímpar na nossa região e que pretendemos manter.
Miguel Simões, Presidente da Junta de Freguesia de Freineda
O objetivo é regressar…
Confirmamos que a componente da gastronomia tradicional aliada às potencialidades da região, como sejam a paisagem, a história e o património, continuam a atrair um vasto leque de pessoas de todas as zonas do país, com qualquer tipo de viatura e modelo 4×4. Agrada-nos bastante que saiam desta região com vontade de regressar. É a prova do acolhimento beirão.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
O Clube Escape Livre deu continuidade aos passeios todo terreno no fim-de-semana de 24 a 26 de abril, com o XIII Off Road Bridgestone ACP.