Francisco Carvalho foi o grande vencedor de mais um Rali Banco BIC Guarda, organizado pelo Clube Escape Livre. Foram 56 as equipas das mais diversas áreas ligadas ao mundo automóvel, desde pilotos e antigos pilotos, representantes das marcas automóveis, jornalistas e outros convidados, que disputaram, ora em jeito de brincadeira, ora de pura competição, a prova que decorreu na cidade mais alta, mantendo o ADN do Rali da Guarda a todos os níveis.
Rali Banco BIC reforçou tradição!
A tradição do Rali da cidade mais alta continua em alta, seja na diversão ou na competição. Francisco Carvalho, o mais vitorioso da história deste evento, não deixou os seus créditos por mãos alheias e ao volante de um Mini sagrou-se vencedor na prova de maneabilidade que decorreu no domingo de manhã.
Comprovando que quem sabe não esquece, o segundo e terceiro lugares ficaram para dois nomes grandes do passado automóvel em Portugal – Araújo Pereira, em Peugeot, e Fernando Baptista, em Volkswagen. Adruzilo Lopes, já este ano campeão nacional de ralis no agrupamento de Produção (RC2N), até conseguiu melhor tempo que o vencedor, ao volante de um Renault RS, mas o derrube de um meco acabaria por penalizá-lo em 20 segundos, não subindo sequer ao pódio. O piloto da BP, Renato Pita, levou à cidade mais alta o seu carro de ralis mas, por não estar adaptado às características da perícia, ficou muito aquém das suas possibilidades. Como sempre, não faltaram provas que, esquecendo o cronómetro, mereceram ovação do público pela sua criatividade.
Francisco Carvalho vence Rali da Guarda
A organização inovou com o primeiro pódio feminino, onde Ana Gil, em Renault, conseguiu bater Bianca Bessa, em Fiat, e Anabela Correia, em Ford. Nos pódios, não faltou o espumante de Figueira de Castelo Rodrigo, seguido da cerimónia de entrega de prémios e troféus SPAL a todas as equipas.
A tradição do Rali Banco BIC Guarda foi também ao nível das brincadeiras e diversão. Nas manhãs de sábado e domingo, a zona de estacionamento no centro de operações – o Hotel Lusitânia – acordava completamente desorganizada, com postites e um longo fio a unir várias viaturas, alguns carros à venda por quantias simbólicas e material dos promotores fora do sítio. A criatividade revelou-se também em alguns momentos do Desafio Escape Livre, que levava os concorrentes a percorrer alguns pontos emblemáticos da cidade da Guarda. A realização de uma fotografia original junto à Agência do Banco BIC e o vídeo junto ao monumento do Escape Livre, frente ao Hotel Turismo, revelavam também a boa disposição de todos. O espírito de companheirismo continuou ao longo de todos os momentos de lazer, como na piscina no fim de tarde de sábado, após um dia cheio de atividades e calor.
56 equipas na cidade mais alta!
Do programa diversificado fizeram ainda parte uma prova de vinhos com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, um percurso com road book pelo concelho, com visitas a Aldeia Viçosa e Museu de Tecelagem dos Meios, não faltando a passagem na Agência do Banco BIC, principal patrocinador do evento. Os sorteios de variadíssimos e valiosos prémios entre eles vários relógios TW Steel, complementaram este Rali, que contou ainda com um filme sobre as memórias das ações anteriores, a causar grande entusiasmo e alegrias.
O Rali Banco BIC Guarda 2015 ficou também marcado por ações distintas das marcas presentes. A Renault brindou a caravana com um completo workshop sobre a preparação do gin tónico, a Ford passou um filme sobre o novo Mustang e ofereceu um fim-de-semana com este modelo icónico, e a Bridgestone optou por demonstrar, num interessante passatempo, a importância do rolamento no pneu. Após votação entre os participantes, a Renault acabou por arrecadar o prémio “Melhor Marca Automóvel do Rali”, instituído pela primeira vez.
Foi com imensa alegria que voltámos a realizar este grande e logisticamente exigente rali turístico na Guarda. O ambiente de enorme boa disposição e convívio seguiu a tradição de outros tempos e a nova geração de participantes gostou tanto que prometeu regressar. Para além disso, a Guarda voltou a conhecer esta dinâmica de aliar o desporto e o turismo à componente económica, movendo inúmeros agentes em torno de um evento de grande sucesso. O Clube Escape Livre não podia estar mais satisfeito.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre