Há cada vez mais proprietários da marca a querer tirar os Dacia do asfalto! A 5ª Aventura Dacia levou-os não só aos pisos de terra, mas também à condução em areia, uma novidade para muitos. A partir do Hotel Golf Mar do Vimeiro e tendo como destino os caminhos do litoral, a 5ª Aventura Dacia 4×2 permitiu novos cenários aos Dacia Duster e Dacia Sandero Stepway. O programa atravessou os concelhos de Mafra, Lourinhã e Torres Vedras.
Aproveitando o feriado nacional de 10 de junho, este passeio foi uma excelente oportunidade para realizar diversas visitas, do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico às Linhas de Torres, passando pela Tapada de Mafra. As paisagens típicas da região e a arquitetura e história surpreenderam todos os participantes.
Aventura Dacia soma adeptos a Oeste
Novo desafio cumprido com distinção! Os proprietários dos Dacia voltaram a comprovar as suas capacidades para sair do asfalto e avançaram para o território do Oeste em busca da diversão, da adrenalina e do prazer do contacto com a natureza. A 5ª Aventura Dacia 4×2 juntou mais de 40 viaturas e cerca de uma centena de participantes.
Muitos foram os momentos dignos de registo deste passeio por fora de estrada que contou com condições climatéricas favoráveis à prática do todo terreno turístico e de lazer. Na experiência de condução em areia que decorreu ainda na sexta-feira, a Dacia facultou viaturas 4×4 aos proprietários dos 4×2, de forma a ampliar as emoções, adrenalina e diversão neste teste de condução. Nos desafios de percurso, destaque para um íngreme corta-fogo em Campo Real, cumprido por todos os Duster 4×4, e outros pequenos trilhos ainda enlameados ultrapassados até mesmo pelos Sandero Stepway presentes no evento, mostrando que também estão aptos a aventuras.
Diversão, adrenalina e prazer de contacto com a natureza
À presença habitual de duas equipas da vizinha Espanha, juntou-se, este ano, uma equipa francesa de Montpellier, ampliando o carácter internacional deste evento.
O passeio ficou marcado por mais uma ação de apoio a uma associação, desta vez o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. O Clube Escape Livre entregou em mão a ficha de adoção do Lobito, um lobo de 6 anos já nascido em Portugal e um dos 16 exemplares existentes no CRLI, recebendo a documentação oficial de apadrinhamento. No Centro, visitado pela caravana, os participantes quiseram também dar o seu contributo, ligando para a linha de apoio com valor acrescentado que reverte a favor do Grupo Lobo.
Programa recheado!
Entre os locais de visita estiveram também a subida à serra do Socorro, para uma explicação e observação sobre as Linhas de Torres e do telégrafo usado pelo general Wellington, a Tapada Nacional de Mafra, observando-se javalis, gamos e veados, e o Palácio Nacional de Mafra, uma visita guiada de hora e meia recheada de curiosidades. A paragem na fortaleza de Peniche para mais uma visita guiada antecedeu o almoço de encerramento onde não faltaram sorteios e prémios, entre eles relógios TW Steel, bem como os troféus SPAL, lembranças de uma aventura com um balanço que não podia ser mais positivo. Como tal, é tempo de começar a pensar na 6ª Aventura Dacia 4X2.
A 5ª Aventura Dacia teve o patrocínio da Dacia e contou com o apoio institucional do município de Torres Vedras, Mafra e Peniche, e com o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, SPAL, TW Steel, Transportes Bernardo Marques, Bestravel e Águas do Vimeiro. O apoio à divulgação foi da Autohoje, Autohoje TT & Aventura, Beira.pt, Autoandrive, RFM, Lusomotores, TT Verde, Virtual Clube TT, Diário de Coimbra, jornal “A Guarda”, Dom Digital e TMG.