Nos últimos 17 anos, o Slalom de Castelo Rodrigo foi uma referência na competição automóvel, mas o ano de 2016 marcou uma nova etapa e um novo desafio, com a realização do primeiro Slalom Sprint de Castelo Rodrigo.
Slalom Sprint: Inovação em Castelo Rodrigo
A câmara municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre inovaram na 18ª edição desta prova. O XVIII Slalom de Castelo Rodrigo trouxe duas modalidades distintas com novos pilotos, novos carros e mais adrenalina.
O Estádio Municipal de Figueira recebeu, entre as 21h e as 24h de sábado, 23 de julho, a prova de Sprint, onde cerca de 25 pilotos disputaram os melhores tempos e o pódio. Estiveram nomes bem conhecidos como Jorge Almeida, José Cruz, André Cabeças, Magda Oliveira, Luís Pereira ou José Gomes, que levaram máquinas como Porsche, BMW, Toyota, Peugeot e Alpine Renault.
Duas modalidades distintas, com mais adrenalina
No dia seguinte, no centro de Figueira, a velocidade foi feita com perícia, numa prova de slalom que reuniu os melhores pilotos nacionais e locais. A prova de slalom decorreu entre as 15h e as 18h de domingo, 24 de julho, e teve pilotos como António Alexandre, Jorge Araújo, Tiago Mateus e, claro, Jorge Almeida, todos já vencedores em Figueira e que discutiram as melhores posições do troféu de 2016. A nível local, destaque para Rui Loureiro, Miguel Vicente, Fernando Morgado e Vilson Grilo.
É com grande orgulho que o Município de Figueira renova a parceria com o Escape Livre e volta a receber esta prova. Acreditamos que a inovação deste ano, com as provas de Sprint e de Slalom, é sinónimo de mais adrenalina e novo público. Desejamos um grande espetáculo a todos, damos as boas vindas aos que nos visitam para ver o Slalom Sprint e lançamos, desde já, o convite para que regressem e visitem com mais calma o belíssimo concelho de Figueira.
Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo
Na edição de 2016 esteve em discussão um conjunto de prémios monetários superior a 3000 euros, entre presenças e melhores classificações.
Ao atingir a maioridade desta prova consideramos que é altura de mudar um pouco o formato, crescer e evoluir, e entendemos que o fazemos com a maturidade necessária. Desejamos que seja um excelente atrativo para os figueirenses e seus visitantes e que toda a espetacularidade desde Slalom Sprint fique registado nas suas memórias e os faça querer mais em anos futuros.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
O XVIII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo teve o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, do Turismo do Centro de Portugal e da FPAK. Contou ainda com a colaboração da Rádio Altitude, Autohoje, RFM e Clube do Peixe, e com o patrocínio da Bridgestone e First Stop.
Recorde de pilotos e público em Castelo Rodrigo
Tiago Prata em Citroen AX, na prova de Sprint, e António Borges em Fiat 126, na prova de Slalom, foram os vencedores do XVIII Slalom/Sprint de Castelo Rodrigo que acabou por reunir 58 pilotos e uma moldura humana de milhares de pessoas. Esta foi a melhor resposta para a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e para o Clube Escape Livre que, em conjunto, decidiram inovar e apostar num figurino mais moderno e competitivo, capaz de manter Castelo Rodrigo como a referência das provas automobilísticas na região da Guarda e de projeção nacional.
Muito público até às 2h da manhã no estádio municipal
O já carismático estádio de futebol de Figueira de Castelo Rodrigo acolheu a primeira prova de Sprint numa extensão de cerca de 1,7 km, e que não só utilizou o anel de velocidade interior, como fez uma incursão aos arruamentos exteriores. A um bom ritmo, o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo desenrolou-se desde as 21h até perto das 02h da manhã de domingo e o muito público não arredou pé, assistindo, entusiasmado, às passagens dos pilotos e carros.
Tiago Prata, em Citroen AX GTI, seria o vencedor da noite à frente de um muito competitivo António Borges, que regressou à prova em Figueira com uma posição de destaque para o seu pequeno mas potente Fiat 126. Tiago Mateus, em Toyota Corolla, esteve espetacular e ocupou o último lugar do pódio à frente de um combativo Jorge Almeida, em Peugeot. Tiago venceu ainda a categoria tração à frente e Borges a tração traseira, enquanto o 5.º lugar da geral permitiu a Nelson Trindade, em Mitsubishi Evolution, a vitória entre os carros de tração total.
Pilotos, público, espetáculo e competição
José Cruz da AMSport levou a Castelo Rodrigo três dos mais competitivos carros: um Porsche 911, um Peugeot 306 maxi e a espetacular barqueta radical, mas preferiu o espetáculo a resultados.
Já no Domingo, no centro de Figueira de Castelo Rodrigo, os participantes levaram os pequenos e rápidos carros de perícia, mas também aqui António Borges não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo, pela primeira vez, o Slalom em Castelo Rodrigo e relegando para os lugares mais baixos do pódio o Mini de Hugo Ribeiro e o Daihatsu de Jorge Araújo. Borges venceu ainda a categoria de tração traseira, Hugo Ribeiro a categoria Mini, Marco Martins a categoria tração à frente e Tiago Mateus a categoria Originais.
Presença da televisão com novo programa
O GTI, novo programa de automóveis da TVI 24 esteve por dentro deste ambiente de Sprint e Slalom e os seus jornalistas experimentaram a espetacularidade destas modalidades, respetivamente ao volante do Porsche 911 da AMSport e do Daihatsu de Jorge Araújo. E até surpreenderam! Também a Sport TV marcou presença através do programa Grelha de Partida.
Foram provas diferentes, muito interessantes, e que atraíram ainda mais público a Figueira. Foi um grande fim-de-semana para o concelho que movimentou muito a restauração e esgotou mesmo as dormidas de Sábado para Domingo.
Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo
Pilotos, público, espetáculo e competição em mais um Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, num grande fim-de-semana onde os vencedores celebraram no pódio com garrafas magnum de espumante da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo. Pela primeira vez nesta prova foram entregues troféus de porcelana SPAL.