O concelho do Fundão recebe, pela primeira vez, a Aventura Dacia, tendo como centro de operações O Alambique de Ouro – Hotel Resort e Spa, de quatro estrelas. Uma etapa noturna, ainda na sexta-feira, faz as apresentações ao fora de estrada e conduz à descoberta da Aldeia Histórica de Castelo Novo. No sábado está prevista a maior etapa até ao concelho de Idanha-a-Nova e à Aldeia Histórica de Monsanto, num programa recheado de história, paisagens de montanha, gastronomia de qualidade e ainda trilhos mais espetaculares na Serra de Santa Marta, que os Dacia Duster 4×2 e 4×4 e Sandero Stepway não terão dificuldade em percorrer.
Aventura Dacia 4×2 recheada de trilhos e cerejas
A sexta edição da Aventura Dacia 4×2 foi cheia de sabor! Pelo segundo ano, e comprovando o sucesso do evento, ultrapassaram-se as quatro dezenas de equipas, e reuniu-se uma caravana de 43 viaturas Dacia Duster e Sandero Stepway, que viajou até ao Fundão e à zona raiana para descobrir as paisagens primaveris em época de cereja! Trilhos desafiantes de terra, pedra e pó, património secular e nova superação das viaturas Dacia foram os pontos fortes do passeio que conquistou participantes de todo o país, além de uma equipa francesa e duas espanholas, como começa a ser tradição.
Entre o Fundão e Idanha-a-Nova, mais de 120 pessoas voltaram a comprovar as capacidades das viaturas Dacia no fora de estrada, ao ritmo de um passeio de descoberta organizado pelo Clube Escape Livre. Entre os principais desafios estiveram o afamado carrossel da serra de Santa Marta, uma série de subidas e descidas íngremes que ainda causaram apreensão, mas que passados poucos minutos já fazia os condutores e acompanhantes libertar adrenalina e gargalhadas. No domingo, alguns corta fogos na serra da Gardunha renovaram as emoções.
As Aldeias Históricas de Castelo Novo (Fundão), Idanha-a-Velha e Monsanto (concelho de Idanha-a-Nova) surpreenderam os visitantes pelas suas construções seculares, ruas estreitas, igrejas e pelourinhos. Em tempo de cerejas, o fruto vermelho não foi o proibido, bem pelo contrário. Além das habituais ofertas do Escape Livre, os participantes receberam cerejas do Fundão, uma gentileza do município que aposta nesta marca forte.
Mais de 120 pessoas num convívio onde não faltou adrenalina e gargalhadas!
E porque Fundão é ainda terra de tradição do cereal, foi visitado o Centro de Interpretação da Moagem e Centeio, no domingo, antes do encerramento do programa na Quinta da Hera, com almoço e entrega dos novos troféus SPAL. Foi também este o momento de novas surpresas, com destaque para os sorteios dos relógios TW Steel e um jogo de pneus Bridgestone para um Dacia, ofertas valiosas que podem bem ser consideradas “a cereja no topo do bolo”.
O convívio proporcionado pela Aventura Dacia aos proprietários dos modelos Duster e Sandero Stepway continua a ser apreciado e a prova é o aumento do número de participantes. Este entusiasmo e adesão leva-nos já a pensar na sétima edição, em 2018.
Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação da Renault Portugal
A 6ª Aventura Dacia teve como viatura oficial o Dacia Duster. Contou com o apoio institucional do município do Fundão, Turismo do Centro de Portugal, e municípios da Guarda e Idanha-a-Nova; e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, SPAL, TW Steel e Scutvias. O apoio à divulgação foi da Autohoje, Autohoje TT & Aventura, RFM, Lusomotores, TT Verde, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Dom Digital e TMG.