O passeio que assinala os 100 anos do Tribunal da Relação de Coimbra pretende ser uma oportunidade dos profissionais da justiça e da lei se encontrarem num evento de lazer e descontração, com grande relevo histórico e cultural.
Em destaque estão visitas aos locais de referência do Infante D. Pedro, regente da Coroa entre 1439 e 1448, e que foi também o responsável pela promulgação do primeiro código de leis sistemáticas em 1446, denominadas Ordenações Afonsinas. Uma viagem que privilegiou Coimbra, Figueira da Foz, Mira e Cantanhede, e destinada aos modelos 4×4 e SUV 4×4.
Foi uma das iniciativas integradas no Centenário do Tribunal da Relação de Coimbra.
No sábado, dia 26, os profissionais ligados à justiça percorreram o Ducado de Coimbra, por trilhos alternativos e fora do asfalto, para conhecer um pouco da história e das estórias do Infante D. Pedro, personagem importante na legislação portuguesa.
O TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra contou com a presença de 80 participantes em 24 viaturas 4×4, que deixaram para trás as preocupações dos processos, das salas e corredores dos tribunais para poder viver um dia bem diferente em natureza e por alguns locais que marcaram a vida e o trabalho de D. Pedro, 1º Duque de Coimbra, responsável pela compilação e sistematização de todas as leis em vigor e que deram origem às Ordenações Afonsinas, em 1446, o primeiro código sistemático das leis nacionais.
O TT Centenário, organizado pelo Clube Escape Livre e pela Relação de Coimbra foi um êxito.
Com ponto de encontro na Relação de Coimbra, por trilhos da região, os participantes passaram na Igreja do Palácio de S. Marcos e, entre arrozais, junto ao Celeiro dos Duques de Aveiro, seguindo para a visita guiada ao Convento dos Anjos em Montemor-o-Velho. Na Figueira da Foz foram recebidos pelo autarca João Ataíde, seguindo pela serra da Boa Viagem e Mira, até à chegada a Cantanhede. Ali, no jantar de encerramento com entrega dos troféus SPAL, esteve um representante do município. O evento contou com a presença e explicações do historiador e professor Pinheiro Marques e do escultor Alves André, autor das estátuas de D. Pedro e D. António Luís de Menezes, ambas visitadas.
Este foi um passeio que excedeu as nossas expectativas, proporcionou um contacto direto com o percurso do Infante D. Pedro e teve a mais-valia da colaboração do Professor Pinheiro Marques e do Clube Escape Livre.
Luís Azevedo Mendes, presidente da Relação de Coimbra
O TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra teve a Volvo como viatura oficial e contou com a colaboração da SPAL e o apoio institucional dos municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e de Cantanhede. O apoio à divulgação foi da RFM, revista Auto MAG, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, TT Verde, Lusomotores, Diário de Coimbra e jornal A Guarda.