Deslumbramento pode ser a palavra que melhor define a 8ª Aventura Dacia, decorrida de 8 a 10 de junho, por terras alentejanas, com organização do Clube Escape Livre. Superando novamente o número de equipas do ano anterior, participaram nesta aventura 48 viaturas Dacia. Comprovando assim o sucesso da marca e, em particular no grupo dos aventureiros, que cada vez mais utilizam os seus Dacia Duster e Sandero Stepway, para outras fugas à rotina e ao asfalto.
Mais de uma centena de pessoas a quase 50 viaturas Dacia
Cerca de 120 pessoas percorreram as planícies e encantos de um Alentejo histórico e paisagístico que merece ser descoberto. No sábado, e com temperaturas bem convidativas, os Dacia não foram o principal veículo de diversão, já que após o descontraído almoço, a caravana pegou antes nos volantes dos karts, no Kartódromo de Évora, para corridas de pura diversão.
Os ânimos acalmaram apenas no centro histórico, com a visita guiada aquele que é Património Mundial da Humanidade pela Unesco. Percorreram-se as ruas, conheceram-se os ex-libris, entre eles o Templo Romano e a Capela dos Ossos. O dia rematou com a ação Bridgestone e informação sobre a utilização de pneus, e o jantar de boas vindas no Évora Hotel, mais um momento de convívio animado, como é característico da família Dacia.
A primeira Aventura Dacia a rumar ao Alentejo encantou as 48 equipas inscritas
No domingo, o percurso mais rolante e plano, sem grandes desafios, serviu sobretudo para desfrute das paisagens, destacando alguns trilhos entre vinhas e olivais, e pelo contacto com algumas das características da região, da história ao artesanato. No Redondo, os participantes visitaram o Museu do Barro, sendo recebidos por António Recto, presidente do município, e viram ao vivo o trabalho de um artesão.
Em Reguengos de Monsaraz, conheceram o processo de fabrico de um dos mais afamados Gin, o Sharish, aquele que é o Gin Português mais vendido dentro e fora de portas. A prova e visita à destilaria, única visitável em Portugal e das poucas na Europa, contou com a companhia privilegiada dos proprietários, António Cuco e Patrícia. Na vila medieval de Monsaraz, conheceram não apenas a sua história e as suas ruas com edifícios brancos, como ainda apreciaram a paisagem sobre a planície e sobre a barragem do Alqueva.
No regresso ao Évora Hotel, a sessão de Cante Alentejano pelo Grupo de Cantares de Évora encerrou, de forma tranquila, um dia bem animado. Estava conhecido mais um Património Cultural Imaterial da Humanidade.
No programa, esteve a visita ao Museu do Barro, no Redondo e à Destilaria do Gin Sharish, em Reguengos de Monsaraz.
Os trilhos mais desafiantes foram percorridos na segunda-feira. No feriado do Dia de Portugal, fez-se a travessia da Serra d’Ossa, com corta fogos, subidas e descidas acentuadas, várias valas para testar os cruzamentos de eixos e alguns desafios extra exclusivos para os Dacia Duster 4×4. E já que o dia era de grande adrenalina, a chegada a Vila Viçosa conduziu ainda a caravana até à Pedreira d’El Rey. Os Dacia Duster 4×4 desceram o íngreme e escorregadio acesso até aos agora 157 metros de profundidade da plataforma da pedreira. Ali encontraram um panorama inédito, provavelmente irrepetível nas memórias dos participantes.
A Aventura Dacia 4X2 é uma excelente forma de fazer com que os nossos clientes tenham ainda mais orgulho no automóvel que possuem. Ao longo destes oito anos fomos constituindo, em conjunto com o Clube Escape Livre uma verdadeira família de embaixadores da marca Dacia. É este o espírito que queremos manter para as próximas edições
Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação e Imagem Dacia Portugal
A 8ª Aventura Dacia 4×2 terminou numa unidade hoteleira que revela o resultado final da exploração de mármores na região. No Marmòris Hotel & SPA, foi feita a entrega de troféus SPAL e outras ofertas que marcaram o encerramento.
É com um certo orgulho que afirmamos que até hoje, em Portugal, nenhum outro automóvel desceu tanto em direção ao centro da terra. Isto acontece porque a Pedreira d’El Rey encontra-se em constante laboração e assim foi possível alcançar um novo marco na profundidade, com um Dacia Duster. Esta pedreira é ainda uma referência na atividade económica da região e sabemos que em breve o será também ainda ao nível do turismo
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
A 8ª Aventura Dacia 4×2 contou com o patrocínio da Dacia, Bridgestone, First Stop, Valorpneu, AFN, SPAL, Roamer e Sharish Gin. O apoio Institucional foi dos municípios de Évora, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa e Guarda, e do Turismo do Alentejo e Ribatejo. O apoio à divulgação foi da RFM, Localvisão Guarda, Razão Automóvel,, Diário de Coimbra, Jornal A Guarda, Loba e TMG.