Depois do sucesso de 2019, a Câmara Municipal da Guarda, em colaboração com o Clube Escape Livre, organiza novamente o Guarda Racing Days. Nesta prova são admitidas viaturas ligeiras, divididas por quatro categorias de competição. Pretende-se um grande espetáculo desportivo, bem como a dinamização e a divulgação da cidade, que no ano anterior obteve os melhores elogios.
O Guarda Racing Days quer contar novamente com a presença dos melhores pilotos nacionais e regionais a proporcionar dois dias bem animados a milhares de pessoas.
Um traçado misto e quatro categorias
A fórmula para 2020 mantém-se: num local que seria, à partida, improvável – a encosta por detrás do Hotel Vanguarda – estará novamente disponível uma pista de traçado misto, cheio de desafios. Os pilotos vão encontrar curvas, terra batida, subidas e descidas e algum asfalto que permite rápidas acelerações. O conjunto de manobras, a velocidade, a disputa entre pilotos, as reações dos veículos ao terreno e o roncar dos motores voltam a garantir, seguramente, um grande espetáculo desportivo.
O Guarda Racing Days contou com a presença dos melhores pilotos nacionais e com milhares de pessoas a assistir a um espetáculo inédito na cidade mais alta.
A logística do Guarda Racing Days é instalada no Hotel Vanguarda e na Av. Monsenhor Mendes do Carmo, verdadeiro “centro de exposições” das grandes máquinas, a visitar em passeio, já que o local estará interdito ao trânsito. A disputa está garantida, ao segundo, por viaturas de quatro categorias: ralis, viaturas todo terreno, viaturas Off Road ou viaturas SSV. Depois de encontrados os vencedores de cada categoria, os pilotos passam à competição entre categorias até ser encontrado o vencedor final. O traçado será novamente adaptado e terá 60% em asfalto e 40% em terra. Em 2019, na edição ganha por Alexandre Borges, em kartcross, o percurso de cerca de 3 km (duas voltas à pista) depressa ficou tabulado em três minutos, esforçando-se os pilotos por realizar a sua prestação abaixo desse tempo.
Alexandre Borges chegou mesmo a conseguir 2:49.978 minutos numa das suas passagens. Em 2020 os pilotos farão a sua sorte. A cobertura mediática é um dos pontos fortes do evento.
NOTA: Devido a uma série de condicionantes relacionadas com a pandemia e à incerteza das medidas futuras, bem como às características da prova que conta com a circulação livre de um grande número de espectadores, o Município da Guarda e o Clube Escape Livre optaram pelo cancelamento da prova em 2020, prometendo um grande espetáculo em 2021.