A iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que levou automóveis clássicos e desportivos à descoberta das termas da região Centro, resultou num enorme sucesso e numa experiência a repetir. Durante três dias, no passado fim de semana, mais de meia centena de participantes, divididos por 29 equipas portuguesas e espanholas, tiveram oportunidade de conhecer cinco emblemáticas estâncias termais, bem como as principais atrações turísticas e paisagens em redor. No final, a satisfação de todos os presentes deixou a garantia de que mais edições irão acontecer.
O evento, que teve lugar entre 18 e 20 de setembro, resultou de uma parceria entre a rede Termas Centro e o Clube Escape Livre e inseriu-se no ciclo de animação “Viva Termas Centro”, promovido pelas Termas Centro nas suas estâncias termais.
Caravana passou “entre pingos de chuva” do ciclone
Num fim de semana marcado pela passagem do ciclone Alpha por Portugal, o passeio recebeu os louvores de São Pedro: o “Termas Centro Classic Cars” passou entre os pingos de chuva e cumpriu todo o programa de visitas previsto, inclusive com sol e boas temperaturas. As chuvas de sexta-feira e sábado levaram, naturalmente, a uma maior precaução na condução destas viaturas, que não dispõem da mecânica e da tecnologia mais atuais, mas as boas abertas de sábado e o piso seco de domingo permitiram desfrutar das paisagens e aproveitar o passeio ao máximo.
O programa iniciou-se na sexta-feira, dia 18, com uma visita às Termas do Cró, no Sabugal, que serviram como base do percurso durante os três dias. Aqui, os participantes do encontro puderam desfrutar de experiências termais, antes da apresentação oficial do evento e da realização de um jantar de boas-vindas.
Normas sanitárias sempre cumpridas
No sábado, a comitiva passou por Almeida, com visita às Termas Fonte Santa de Almeida e ao Museu Fronteira da Paz, visita obrigatória em Vilar Formoso. Seguiram-se as Termas de Águas de Penamacor, as Termas de Monfortinho e o Sabugal, com visita ao castelo, terminando o dia novamente nas Termas do Cró. No domingo, o destino principal foram as Termas de Unhais da Serra, onde teve lugar o almoço de encerramento e entrega de troféus.
Numa altura em que o país e o mundo vivem uma fase de pandemia, todas as normas de higiene sanitária em vigor foram escrupulosamente cumpridas, graças ao número restrito de participantes e aos cuidados presentes em todas as ocasiões. As preocupações com a pandemia levaram a um passeio um pouco mais controlado, mas em que não faltou o interesse nem a boa-disposição.
Os participantes chegaram de origens tão diversas como Lisboa, Porto, Guarda e Coimbra, sendo de salientar a presença de cinco equipas de Espanha. O diretor do Museu de História de la Automocion de Salamanca (MHAS), Luis Mata, com um Mercedes-Benz 300 SL de 1991, e a presidente do MG Clube de Portugal, Isabel Tinoco, com um MG B de 1973, foram alguns dos condutores que fizeram questão de conhecer as Termas Centro.
Alfa Romeo e Porsche entre os mais assíduos
Entre os automóveis de coleção que palmilharam as estradas da região, os destaques vão para um Alfa Romeo Giulietta 1750 TCT 240HP, conduzido por Álvaro Urze Pires, que não deixa ninguém indiferente pelo design, elegância, potência, fiabilidade e divertimento; o Porsche 944 Turbo S de António Grilo, com motor de 4 cilindros, 2500cc e 250HP, e do qual foram fabricados apenas 8164 carros de 1988 a 1991; o Volkswagen Split de 1950, carro mais antigo no evento e que já fez milhares de quilómetros em passeios pela Europa; um Alfa Romeo Giulia 1750 GTV de 1968, um Alfa Romeo 2000 GTV de 1973, montado em Setúbal, um Jaguar XJR de 1995, um Alfa Romeo Giulietta Sprint GTA de 1968, ou um Rover 216 coupé de 1993, além de outros modelos que deslumbraram quem os viu passar.
As marcas mais representadas foram a Alfa Romeo e a Porsche, seguidas da Mercedes-Benz.
Balanço positivo pede segunda edição
Com a paixão dos clássicos, trouxemos os seus proprietários a uma região onde a mais-valia das estradas desafiantes e as grandes paisagens se aliam aos importantes momentos de relaxamento das termas, com qualidade e em segurança. Realizámos esta edição e estamos já a preparar a edição do próximo ano, esperamos que já em liberdade plena.
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre
Com todas as regras respeitadas, o convívio resultou num fim de semana a repetir. Os participantes chegaram ao final muito mais relaxados, fruto das experiências termais de que usufruíram, e plenamente satisfeitos com um fim de semana de puro lazer. As descobertas termais, paisagísticas e históricas que fizeram criaram em todos a vontade de regressar em futuras ocasiões. Face à satisfação geral, terminámos o evento a pensar já numa segunda edição, em 2021.
Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro
O “Termas Centro Classic Cars” foi organizado pela rede Termas Centro em parceria com o Clube Escape Livre e contou com vários apoios e colaborações, de que são exemplo o Turismo do Centro de Portugal e a SPAL, responsável pela entrega dos troféus aos participantes.