Dez edições depois, a Aventura Dacia continua a afirmar-se como o evento de eleição dos aventureiros da marca francesa, tanto em 4×2 como 4×4. Em ano de aniversário, a família Dacia e Escape Livre voltou a reunir-se, desta vez para uma aventura pela montanha mais alta de Portugal Continental.
O início do fim de semana fez-se com a receção dos participantes na cidade da Guarda, no Hotel Lusitânia Congress & SPA. Depois de um jantar de boas-vindas, seguiu-se uma visita noturna ao centro da cidade. O sempre hospitaleiro frio serrano acompanhou os participantes durante uma caminhada até à restaurada e recém-inaugurada Torre dos Ferreiros. A seguir, tempo de ir até ao acolhedor espaço Nobre Vinhos e Tal. Aqui todos puderam cantar os parabéns à Aventura Dacia pelo seu décimo aniversário.
A partida deu-se a partir do Hotel Lusitânia Congress & SPA
Depois de uma boa noite de descanso, os aventureiros Dacia fizeram-se à estrada, e fora dela, para subir a serra da Estrela. O frio matinal depressa se dissipou e brindou os participantes com um espetacular dia de outono. Para além disso, paisagens magníficas e muitos desafios pelos trilhos da Estrela até Folgosinho. Pelo caminho visita ao Museu dos Lanifícios dos Meios e passagem por Corujeira, Fernão Joanes e alguns ribeiros e corta-fogos que puseram à prova máquinas e pilotos.
Depois da passagem pelo Posto de Vigia da Azinha, a 1274 metros de altitude, o tão desejado repasto n’O Albertino não desiludiu. Cinco pratos típicos da Beira Alta para retemperar forças e recuperar energias para o que ainda restava de percurso.
Da parte da tarde, passagem pela pedra da Cabeça do Faraó, e visita a Videmonte, típica aldeia de montanha. Aqui, depois de um maravilhoso lanche serrano, cada participante pode levar consigo um tradicional pão de forno de lenha da região. Foi com os novos passadiços do Mondego como pano de fundo, ainda em construção, que a caravana regressou à cidade da Guarda.
Os 10 anos da Aventura Dacia não podiam encerrar de melhor forma
O último dia ficou reservado para as passagens por Sobral da Serra, Amoreiras e Velosa, a caminho de uma pista de obstáculos natural, que prometia desafiar o espírito de aventura dos participantes e o seu domínio dos Dacia. Mesmo os proprietários de Duster 4×2, tiveram a oportunidade de conduzir a versão 4×4 deste SUV na pista de obstáculos e comprovar a sua eficácia. Após esta manhã de céu limpo e aventura, fez-se o regresso ao hotel para o almoço de encerramento. Foi também aí que se fez a entrega dos habituais troféus SPAL e lembranças a todos os participantes. Para além disso, e para que as celebrações deste décimo aniversário da Aventura Dacia pudessem continuar em casa, todos levaram também uma garrafa de espumante da região, cortesia das Adegas de Pinhel, Beira Serra, Castelo Rodrigo e Quinta dos Termos.
«Não há dúvida de que este evento continua a ser muito importante para a marca Dacia e por isso vamos continuar. Não só pela qualidade da organização, pelos valores que partilhamos com o Escape Livre, mas também pela proximidade com todos os clientes e apaixonados pela marca com quem podemos viver um fim de semana de aventura juntos.»
José Pedro Neves, Diretor Geral da Dacia em Portugal
Por fim, e apesar de ser hora despedida, na família Dacia é sempre um até já, e já estão todos convidados para regressar à aventura, na décima-primeira edição deste evento!
Já se fazem planos para a próxima edição!
«A Aventura Dacia é um daqueles passeios que pela sua história e família de participantes estará sempre ligado ao coração do Escape Livre. Anunciada a sua continuação, já só pensamos onde fazer a edição 2022!»
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
A 10ª Aventura Dacia 4×2 teve como viatura oficial um Dacia Duster. Contou com o apoio da First Stop, Valorpneu, SPAL e Cauny. O apoio institucional foi do município da Guarda e Turismo Centro de Portugal. Contou ainda com o apoio à divulgação da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, Jornal a Guarda, Loba e TMG.