Uma das importantes iniciativas do Clube Escape Livre e da cidade da Guarda, a Cápsula do Tempo – Guarda 2050, entrou na sua segunda década. A caminho do ano 2050. Guardiã de pensamentos, objetos e memórias de 40 personalidades destinados às gerações futuras. A celebração do 11º aniversário da cápsula foi iluminada pela presença de Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor do Grupo Delta.
As cerimónias da celebração de mais um aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 decorreram esta segunda-feira, de acordo com a tradição, em dois momentos diferentes carregados de simbolismo.
Plantada árvore da paz na Encosta do Tempo
Por outro lado, a Encosta do Tempo, perto da Torre de Menagem da cidade da Guarda, foi o palco para o primeiro momento. O arquiteto António Saraiva, autor da coleção da “Coleção Chávenas do Tempo”, um exclusivo SPAL, recebeu a honra de cinzelar a data na orla da Cápsula do Tempo – Guarda 2050. Ao mesmo tempo foi feita a habitual plantação de uma árvore, desta feita um exemplar da espécie Ginkgo Biloba, que no Japão, de onde é original, significa paz.
Com toda a certeza, o momento alto destas cerimónias aconteceu, um pouco mais tarde. Na Biblioteca Eduardo Lourenço, onde perante uma plateia repleta de figuras da cidade, individualidades e membros da comunidade, teve lugar a palestra “Liderança e Humanidade”. Proferida por Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor e que iluminou a sala com a sua eloquência.
Liderança e Humanidade foi o tema desenvolvido por Rita Nabeiro
Dessa maneira, Rita Nabeiro utilizou a sua experiência como empresária para lembrar que “nos devemos questionar, sempre, para avançar e ser melhores naquilo que fazemos “, recordando o seu avô, Rui Nabeiro, através de uma frase impactante. “O mundo seria melhor se todos nós quiséssemos”.
Por outro lado, a CEO da Adega Maior destacou “o convite do Clube Escape Livre para esta iniciativa foi uma honra e era irrecusável.” E acrescentou “eu achei incrível esta iniciativa que não conhecia. E perceber que algo nascido há 11 anos e que vai até 2050, é uma semente que se vai tornar algo muito maior. Por outro lado, há uma partilha que acaba por ligar a Guarda ao restante território e que é simbolizada neste dia 1 de julho. Em suma, é um olhar para o futuro. E é gratificante perceber que tudo começou com imaginação. Por conseguinte será marcante quando chegar a hora de ser aberta. Lá está, uma pequena gota que pode ser um mar de mudança.”
Esta iniciativa do Clube Escape Livre tem a parceria do Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude, Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e com o patrocínio SPAL e COFICAB.