Alexandre Borges foi o grande vencedor de mais uma edição do Guarda Racing Days, organização do Clube Escape Livre e da Câmara Municipal da Guarda. A quinta edição, disputada no passado fim de semana, foi, com toda a certeza, uma verdadeira “Corrida dos Campeões”. Com dois dias de grandes corridas com uma enorme mancha de público que não arredou pé da encosta do traçado misto da cidade mais alta. Isto até ver Alexandre Borges conquistar a sua terceira vitória em cinco edições.
Verdadeira “Corrida dos Campeões”
Não é por acaso que a prova do Escape Livre já conquistou o epíteto de “Corrida dos Campeões”. Em pista, foram vários os campeões presentes para gáudio do muito público presente. Entre eles estiveram Ricardo Teodósio, Campeão Nacional de Ralis com o Team Hyundai Portugal. Também Miguel Barbosa, oito vezes Campeão de Portugal de Todo-Terreno a bordo do CAN AM Maverick R da BP Ultimate Adventure Team. Por outro lado, Fernando Peres, tricampeão de Portugal de Ralis, que trouxe à Guarda o seu Mitsubishi Lancer Evo IX. Já Alexandre Borges, atual líder do Campeonato Nacional de Kartcross, pilotou o seu Semog Bravo Sport XC. Francisco Carvalho, piloto Guardense e Campeão de Portugal de Velocidade, alinhou com um Toyota GR Yaris.
Destaque ainda para os pilotos locais. António Matias inscreveu em Toyota GR Yaris. Fábio Cruz, Diogo Caramelo e Tiago Cabral, alinharam todos em BMW E30, Fernando Morgado pilotou um Toyota Starlet e Victor Hilário em Citroën Saxo. Juntamente com a presença feminina. Assegurada com o regresso à Guarda da piloto Daniela Lopes. Ela que partilhou o volante do seu Peugeot 206 com Hermínio Loureiro.
O resto do Paddock era composto pelos CAN AM Maverick X3 de Nuno Duarte e Nuno Rodrigues. Pelos Renault Twingo R1A e Ford Fiesta R2 da Art of Speed. O primeiro teve ao volante Acácio Arinto e Emídio Guerreiro. O segundo foi pilotado Frederico Formiga e Pedro Dias. Destaque, ainda para o Volkswagen Amarok Proto de Nuno Matos. E para o Lancia Delta Integrale de Luís Simões ou o Peugeot 309 1.9 de Victor Paulo. José Silva levou até à Guarda o JRS Demo R. Por outro lado, Bruno Oliveira pilotou um rápido Kamikaze XC Crosscar.
Prova com excelente ritmo
De acordo com o programado, a prova decorreu em excelente ritmo. Não sem que antes vários felizardos terem tido a oportunidade de andar ao lado do Campeão de Portugal de Ralis, Ricardo Teodósio. Por outro lado, Marco Martins esteve presente no Guarda Racing Days com o Mini Autograss e presenteou os milhares de espectadores com uma condução absolutamente espetacular.
Porém, com toda a certeza que o duelo de políticos que teve como pano de fundo a prova do Clube Escape Livre foi um dos destaques.
Hermínio Loureiro (Peugeot 206 GTI), Emídio Guerreiro (Renault Twingo) antigos secretários de estado do desporto defrontaram o atual detentor do cargo, Pedro Dias. Que, assim, cumpriu a sua estreia na competição automóvel ao volante de um Ford Fiesta R2. Um duelo mediático que foi ganho por Hermínio Loureiro.
Treinos fazem soar os motores na Guarda
Dessa maneira, as verificações técnicas efetuadas durante a manhã de sábado foram animadas por uma sessão de autógrafos com o Campeão Nacional de Rali, Ricardo Teodósio. Todos os presentes candidataram-se a ganhar um co-drive com o piloto algarvio. Não a bordo de um Hyundai i20N R5, mas sim na potente versão de estrada do carro com que compete no Campeonato Nacional de Ralis. Que impressionou quem assistiu ao evoluir em pista. Mas principalmente, para quem teve a oportunidade de andar dentro do carro e ao lado do simpático piloto.
Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, estreia-se na competição automóvel
Por outro lado, a convite do Clube Escape Livre, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, marcou presença na cidade mais alta. E estreou-se em pista aos comandos de um Ford Fiesta R2 da Art of Speed.
Desse modo, o dia começou com uma visita pelo Paddock. Onde Pedro Dias teve oportunidade de cumprimentar os pilotos presentes para mais uma edição do Guarda Racing Days. Esta, que é uma prova única em Portugal, reúne no mesmo traçado misto máquinas e pilotos de quatro categorias distintas: Rali, Offroad, Todo-Terreno e SSV.
Logo após o almoço e na companhia do vereador do desporto Rui Melo, da Câmara Municipal da Guarda e de Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, aproveitou para referir que fez questão de se federar na modalidade pela primeira vez para poder participar na prova do Clube Escape Livre. Pedro Dias desceu depois ao Pit Lane equipado a rigor e pronto para subir a bordo do Ford Fiesta R2 preparado pela Art of Speed.
Sessões de treinos aqueceram ambiente
Posto isso, durante a tarde, máquinas e pilotos aproveitaram as duas sessões de treinos livres para conhecer o traçado misto da pista da Guarda. E começar a afinar as linhas para chegar aos melhores tempos. Pedro Dias fez assim a sua estreia registando 3:49.188. Em pista teria ainda de competir com dois antecessores do cargo de Secretário de Estado do Desporto. Falamos de Hermínio Loureiro e Emídio Guerreiro que voltaram ao traçado da cidade mais alta para repetir o duelo do ano anterior.
No final, o Secretário de Estado do Desporto deixou palavras de agradecimento pela “experiência muito rica e com muita emoção”. Por outro lado, fez questão de afirmar que “tenho uma relação especial com o interior de Portugal. Por isso mesmo foi gratificante ter participado nesta prova.” Um evento “com organização do Clube Escape Livre que tanto tem feito pela valorização e promoção do interior de Portugal.”
Primeiros tempos faziam prever forte competição
Com toda a certeza, uma moldura de apaixonados pelas corridas voltou a encher as bancadas do anfiteatro natural da encosta do Hotel Versátil. As primeiras sessões de treino serviram para fazer os primeiros reconhecimentos ao traçado, afinar trajetórias e pontos de travagem e algumas divertidas passagens em co-drive.
No final das duas sessões de treino, Alexandre Borges, em SEMOG Bravo Sport XC, liderava a classificação. Seguido de Fernando Peres, no Mitsubishi Lancer Evo IX e Nuno Rodrigues em Can Am Maverick X3. Apesar de Alexandre Borges parecer determinado a repetir o triunfo de edições anteriores, os tempos das primeiras passagens deixavam antever uma luta renhida pela vitória absoluta.
Já nos pilotos da Guarda, Francisco Carvalho, em Toyota GR Yaris, liderava a classificação com 2:58.148, seguido de Diogo Caramelo e Victor Hilário.
Sessão de “warm-up” baixou os tempos e antevê lutas renhidas
Domingo era já dia de corridas a valer, mas não antes de uma sessão de Warm-Up pela manhã e tempo para mais alguns espetaculares co-drives. Durante a manhã, Alexandre Borges voltava a afirmar-se como um dos favoritos à vitória baixando o tempo do dia anterior, seguido de perto por Fernando Peres e Bruno Oliveira. Destaque para os três SSV de Nuno Rodrigues, Nuno Duarte e Miguel Barbosa, com tempos muito próximos fazendo antever uma luta muito renhida em prova. Francisco Carvalho voltou a colocar-se no topo da lista dos pilotos da Guarda, seguido de Fábio Cruz e Diogo Caramelo.
Após o almoço, uma multidão de aficionados do desporto motorizado voltou a encher por completo as “bancadas” naturais da pista para assistir ao que seria uma tarde emocionante de corridas.
Primeira Manga aquece a luta pela vitória
Na categoria de Rali, a mais concorrida, Fernando Peres, em Mitsubishi Lancer Evo IX, marcou a tónica na primeira manga com um tempo de 2:45.821. Mas logo atrás vinham os pilotos da Guarda Francisco Carvalho, em Toyota GR Yaris, com 2:54.831 e Fábio Cruz com 3:05.330.
Nos SSV foi Nuno Rodrigues, em CAN AM Maverick X3 quem deu o mote a bater marcando 2:52.163. Seguiram-lhe Nuno Duarte com 2:54.412 e Nuno Matos em Volkswagen Amarok Proto com 3:04.531. Já Miguel Barbosa, com uma avaria no seu Maverick R ficou afastado da luta e o Team BP Ultimate não se pode bater pela renovação da vitória de 2023.
Nos Offroad, Alexandre Borges não deixou créditos por mãos alheias e não só liderava a categoria como marcava o tempo mais rápido à geral com 2:41.244. Logo atrás vinha Bruno Oliveira em Kamikaze XC Crosscar com 2:46.860 e José Silva, em JRS Demo R com 3:02.722.
Segunda Manga define vencedores de cada categoria
O final da segunda manga determinou os vencedores em cada categoria e que seguiriam em frente para disputar a vitória final.
Nos Ralis foi Fernando Peres a confirmar o favoritismo e levar de vencida a concorrência. Entre os SSV, Nuno Rodrigues reforçou a boa forma com que se apresentou na cidade Mais Alta para levar de vencida os seus competidores. Nos Offroad, Alexandre Borges vencia e seguia para as finalíssimas para tentar revalidar o título já conquistado por duas vezes.
Sem participantes na categoria Todo-Terreno, o Colégio de Comissários repescou Bruno Oliveira, autor de uma grande prova e simultaneamente de um grande espetáculo, para as finalíssimas, por ter assinalado o tempo mais rápido à geral excluindo os três vencedores de cada categoria.
Super final coroa Alexandre Borges como vencedor absoluto
Como já é habitual, os vencedores de cada categoria voltam a defrontar-se em pista para duas semi-finais que apuram os dois pilotos que vão batalhar pela vitória absoluta.
A primeira opôs Alexandre Borges a Fernando Peres, os dois pilotos mais rápidos na pista nesta prova, e não desiludiu! Uma batalha decidida por menos de um segundo, com o piloto de Rali a superar o piloto de Offroad no primeiro parcial, mas, à passagem da bandeira de xadrez, a vitória acabou por sorrir a Alexandre Borges! Na segunda, Nuno Rodrigues e Bruno Oliveira enfrentaram-se em pista sendo que Bruno Oliveira levou a melhor e apurou-se também para a finalíssima.
Assim, na grande final, a bandeirada de arranque foi dada por Sérgio Costa, Presidente da Câmara da Guarda e o duelo foi renhido entre Borges e Oliveira. No final, só podia haver um vencedor absoluto e foi Alexandre Borges, com um tempo de 2:40.964 a levar de vencida a prova, pela terceira vez na carreira.
No final, o tri vencedor na Guarda salientou que “é sempre entusiasmante correr na Guarda com este público e com esta excelente organização do Clube Escape Livre. Estou agora ainda mais motivado para a próxima prova do campeonato no próximo fim de semana.”
Cerimónia dos pódios coroa vencedores
Finalmente, no final da prova organizada pelo Clube Escape Livre e pela Câmara Municipal da Guarda, os vencedores de cada categoria tomaram o seu lugar no pódio para receber os troféus preparados pela SPAL e Bicas Custom Woods, acompanhados do tradicional espumante Magnum da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo.
Para o grande vencedor, foi criado um troféu especial pelo artista guardense Nuno Maroco, que foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa. Que aproveitou para reforçar que “esta é uma prova única que a Guarda acarinha e que toda esta moldura humana confirma. Um grande espetáculo, muita competição na transição entre a cidade e a zona rural sendo uma mais-valia nesta excelente prova organizada pelo Clube Escape Livre.”
Para Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, “o Guarda Racing Days continua a mostrar porque é uma prova única em Portugal, com um potencial para atrair à cidade da Guarda os melhores pilotos e máquinas com um público que aparece em massa para desfrutar de um espetáculo emocionante.”
.