O outono continua soalheiro e os participantes do TT Douro Cidade de Vinho – All Around Wine foram recebidos em Santa Marta de Penaguião na sexta-feira, dia 8 de novembro, com um céu azul e temperaturas amenas. O evento reuniu 42 veículos todo-terreno e uma caravana de 100 pessoas oriundas de todo o país que se preparavam para descobrir as maravilhas de um património, dos mais antigos de Portugal. Com toda a certeza, participando neste evento da CIM Douro e do Clube Escape Livre que contou com o apoio da Bridgestone / First Stop e tendo como marca oficial a Jeep.
Com efeito, após receção no MW Wine Douro Hotel & Spa, foi tempo de descer até ao Peso da Régua. Antes de tudo, para desfrutar da maravilhosa vista sobre o rio Douro da varanda do Museu do Douro com um Porto de honra na mão. E na companhia de Rui Teixeira, vereador da Câmara Municipal da Régua. Por outro lado, já o sol se tinha escondido no horizonte quando a caravana regressou ao MW Douro Hotel. Para saborear o jantar onde receberam as boas-vindas do vereador Fernando Gonçalves, da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.
Paisagens de cortar a respiração
Por outro lado, o segundo dia propunha uma agenda ocupada com várias visitas e passagens por locais desconhecidos e de profunda beleza. Em primeiro lugar, paragem no espaço Paraíso Douro para um “coffee break”. Em segundo lugar, com mais uma vista deslumbrante sobre o Douro a que se seguiu a visita às Caves da Raposeira, em Lamego. Finalmente, um percurso, num sobe e desce pelas encostas do Douro era prenúncio de emoções fortes. Que, com toda a certeza, se despertavam em cada curva e desaguaram em Moimenta da Beira para um almoço no Hotel Verdeal.
No momento em que terminou o excelente almoço, tempo para visitar as Caves Terras do Demo. Depois, o caminho prosseguiu até ao Parque Eólico do Douro Sul onde foi possível observar mais uma obra de Joana Vasconcelos e de Vilhs. Em outras palavras, falamos de duas Torres Eólicas (ou aerogeradores) localizados na Serra de Leomil entre Semitela e Carapito personalizadas pelos dois artistas plásticos. Deixaram todos, literalmente, de cabeça no ar!
TT Douro com cultura e gastronomia de mãos dadas
Passagem no Santuário de Nossa Senhora da Lapa e, após um percurso através de soitos deslumbrantes, chegada ao Espaço da Castanha e do Castanheiro. Localizado em Sernancelhe, onde Carlos Santos, presidente da edilidade recebeu todos para um excelente magusto. Onde, paralelamente, foram servidas várias iguarias tendo como base a Castanha. Só para exemplificar, os participantes puderam provar pastel de castanha e, até, cerveja de Castanha. Isto para lá das fantásticas castanhas Martaínha de Sernancelhe. O Hotel Verdeal foi o palco do jantar que fechou o segundo dia do TT Douro Cidade de Vinho – All Around Wine.
A madrugada de domingo trouxe um céu mais carregado e algum frio. Que, claro, não impediram os participantes de cumprir a etapa final. Que passou pelos trilhos à beira Douro desde a Nossa Senhora do Viso, Numão e Arnozelo. Antes, os trilhos de montanha conduziram até Penedono. O seu castelo a quase mil metros de altitude foi o local escolhido para desfrutar de um bolo de castanha. E, claro, um café que aqueceu a alma da maioria nesta manhã mais fria de novembro.
Visita ao coração do Douro Vinhateiro: São João da Pesqueira
No momento em que terminou o percurso fora-de-estrada, com as últimas fotografias tiradas ao longo rio Douro, chegava a hora da caravana se encaminhar para a mais antiga vila de Portugal. Que fica marcada por ser o coração do Douro Vinhateiro e vila do vinho generoso (Vinho do Porto), São João da Pesqueira.
Foi no Pavilhão de Exposições que teve lugar o almoço de encerramento onde as histórias andaram de mão em mão. Tal como os Troféus SPAL alusivos ao evento. Jorge Andrade, da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, saudou os participantes. Enquanto todos saboreavam uma degustação preparada por Fernando Jorge, reconhecido Chef do Restaurante Cais da Ferradosa.
“A nossa presença no Raid TT Douro promovido pelo Escape Livre, é uma oportunidade única. Para demonstrar como a Jeep continua a ser a referência em liberdade, aventura e autenticidade. E estar no coração de uma das regiões mais deslumbrantes de Portugal, com a nossa gama completa de veículos. Desde o Avenger, que terá também disponível já a partir do início do próximo ano a versão 4xe MHEV, ao Renegade, Compass, Wrangler e Grand Cherokee, presentes com as suas versões 4xe PHEV. Isso reforça o nosso compromisso em oferecer soluções para todos os que buscam explorar a natureza e os desafios do todo-o-terreno. Com as versões 4xe, não só proporcionamos um desempenho excecional, como também a sustentabilidade, valores que se alinham perfeitamente com o espírito deste evento, celebrando a verdadeira essência da marca Jeep.”
Sara Bravo, Diretora de Comunicação Jeep Portugal
Em contrapartida, para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, esta segunda edição do TT Douro Cidade de Vinho – All Around Wine foi “um enorme sucesso. Conseguimos o objetivo de, em duas edições, visitar todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal do Douro e penso que todos ficaram muito agradados com a variedade de trilhos, caminhos e visitas para além da excelente gastronomia. E com toda a certeza, como não há duas sem três, o Escape Livre vai voltar ao Douro em 2025. Oportunidade para os que não conseguiam lugar em alguma destas edições conhecerem esta espetacular região demarcada.”