Depois de destacar os 50 anos do programa de rádio Escape Livre dedicado ao automóvel, recordista nacional em termos de longevidade, em 2022, a iniciativa Cápsula do Tempo – Guarda 2050 conheceu um programa de celebrações importante em 2024. Particularmente no que tocou à palestra que, habitualmente, encerra as celebrações. Dessa forma, 2024, teve como protagonista Rita Nabeiro, neta do comendador Rui Nabeiro e responsável por várias áreas do grupo Nabeiro. Uma conferência interessantíssima que foi escuitada por uma recheada plateia de personalidades da Guarda e de cidadãos ligados à iniciativa do Clube Escape Livre.
A Cápsula do Tempo – Guarda 2050 foi soterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, na Encosta do Tempo. Preserva testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas. Tudo sobre o presente e o futuro da Guarda e da região.
Assim, no dia 1 de julho de 2050, revelaremos os seus testemunhos, fotos e objetos. Será nessa altura, que se saberá que objetos e que previsões estão guardadas desde 2013 nesta Cápsula do Tempo – Guarda 2050.
Conferências sempre ligadas a temas do interesse da região
Assim, como não podia deixar de ser, as cerimónias de celebração de mais um aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 vão ser no dia 1 de julho. Dessa forma, como é habitual, será cinzelado o ano na moldura em pedra em redor da cápsula. Adicionalmente, é plantada uma árvore no Jardim do Tempo e lançada mais uma chávena da autoria do engenheiro António Saraiva com produção SPAL, pertença da coleção “Chávenas do Tempo” alusivas à iniciativa. Uma coleção já com 11 chávenas todas diferentes e com temas muito interessantes.
O momento alto do aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050, a tradicional conferência, vai encerrar estas celebrações. Dessa forma, com a presença de diversas personalidades, será subordinada a um tema do interesse da região. Anunciaremos o orador em breve.