Quase não deu tempo para arrefecer os motores. Depois de dezembro ter testemunhado a primeira edição do Raid TT CIM Beiras e Serra da Estrela, fevereiro é o mês escolhido para a segunda edição. Que promete, desde logo novidades em termos de percurso porque, desta feita, serão outros os concelhos a visitar pelo passeio organizado pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e o Clube Escape Livre.
Dessa forma, se esteve presente na primeira edição, saiba que vamos continuar a desbravar os concelhos que fazem parte da CIMBSE. O percurso serpenteia por Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal e Seia. Assim, olhando a este verdadeiro períplo por estes concelhos da CIM Beiras e Serra da Estrela, identificamos diversas oportunidades para conhecer locais inexplorados e deliciar-se com os sabores beirões e serranos, degustando o néctar dos deuses produzido nesta região banhada pelo Mondego e pelo Douro. Uma mistura explosiva que queremos que desfrute connosco.
Possibilidade de neve e tempo frio aguça desejo de conhecer
Uma vez mais, um evento do Clube Escape Livre abraça a paisagem, a cultura e a gastronomia juntando, ainda, o prazer de conduzir em locais absolutamente espetacular e desconhecidos pela maioria. Com a possibilidade da neve e do frio se fazerem convidados! Assim, naturalmente que haverá visitas que vão marcar de forma indelével a memória de todos. Uma delas será ao Museu do Queijo em Pêraboa, na Covilhã. Um museu que conta a história de dóceis ovelhas, de sábios pastores que habitam as montanhas e as rotas dos rebanhos em Portugal e ali ao lado em Espanha. O guia do museu é um excelente anfitrião que tudo conta com sentido de humor, conhecimento profundo e a tradicional hospitalidade beirã.
Depois, vai conhecer o Ecomuseu do Zêzere instalado na antiga Tulha dos Cabrais em Belmonte e que conta a história do rio. Igualmente em Belmonte poderá visitar o Museu dos Descobrimentos que nos dá a conhecer a epopeia do Achamento do Brasil.
Assim, visitas a Sortelha, aldeia histórica de Portugal e ao Museu do Pão, em Seia vão deixá-lo com o alforge cultural cheio. Por outro lado, a visita à Burel Factory dará a conhecer um dos produtos mais afamados da região. A parte gastronómica será servida ao longo do percurso, com destaque para o almoço no Museu do Pão. Contamos convosco? Não se atrase a reservar o seu lugar para não ficar de fora deste evento memorável.