O Honda CR-V foi o sétimo modelo mais vendido em todo o mundo durante 2018 e chega agora à sua 5ª geração. Para além de marcar o regresso da Honda às motorizações híbridas, é o primeiro passo para o objetivo de eletrificar toda a gama até 2025.
Nascido em 1995 mas no mercado desde 1997, o Honda CR-V sempre foi sinónimo de espaço e conforto. Ao longo das suas quatro gerações anteriores conquistou mais de cinco mil clientes. Com linhas exteriores completamente renovadas, nas quais sobressaem os vincos e contornos demarcados, o novo modelo é mais largo e tem uma maior distância entre eixos. A evolução interior é também notória. A segunda geração do sistema de info-entretenimento e conetividade Honda Connect tem uma utilização mais intuitiva e melhorada e integra Apple CarPlay e Android Auto. O novo CR-V recebeu também os mais avançados sistemas de segurança do construtor.
Segundo o construtor, o modelo evoluiu em conforto, funcionalidade, espaço e versatilidade, items de enorme relevância no segmento dos SUV. A culpa é do aumento da distância entre eixos, do chassis mais leve e mais rígido e das novas suspensões, entre outros.
A grande novidade é, no entanto, o abandono do Diesel e a introdução de uma inédita versão híbrida. Esta usa a nova tecnologia i-MMD exclusiva e inédita do construtor. O sistema usa dois motores elétricos, um como gerador e outro como propulsor e um motor 2.0 l a gasolina. Para além destes existe uma bateria e uma transmissão de relação fixa que permite poupar peso e proporcionar uma transferência de binário mais suave. A potência combinada é de 184 cv com consumos anunciados de 5,3 l/100 km. O sistema difere de tudo o que é utilizado em outras soluções híbridas e está focado na eficiência.
Sistema i-MMD garante uma experiência diferente
A tecnologia exclusiva i-MMD da Honda permite mudar de forma automática e inteligente entre os três modos de condução ─ EV, Híbrido e Combustão. No primeiro o conjunto de baterias de iões de lítio alimenta o motor elétrico de propulsão e é capaz de percorrer até 2 km sem qualquer ação do motor térmico. O modo “Híbrido” é o modo onde o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a fornece ao motor elétrico. No modo “Combustão”, o motor de combustão está ligado diretamente às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio. Segundo a marca, na maior parte das situações de condução urbana, o Honda CR-V Hybrid alterna entre modo híbrido e EV, oferecendo a melhor eficiência. Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar as baterias através do gerador.
A uma velocidade de 60 km/h, o Honda CR-V Hybrid funciona em modo EV durante mais de metade do tempo. A 100 km/h, está em modo EV durante cerca de um terço do tempo. O “cérebro” do sistema i-MMD decide quando alternar os modos de forma a maximizar a eficiência, mas sem perturbar a condução ou exigir qualquer ação.
Todas as versões do Honda CR-V Hybrid estão equipadas com jantes de liga de 18″. As versões de topo incluem teto de abrir panorâmico na lista de equipamento de série.
Honda CR-V AWD mais evoluído
Para além de uma maior altura ao solo – 182 mm nas variantes híbridas de tração dianteira e para 192 mm nas versões híbridas de tração integral – a destacar alguma veia mais aventureira do Honda CR-V, o novo sistema de tração integral AWD foi calibrado para fornecer a melhor eficiência de combustível e as caraterísticas de condução ideais. O sistema permite enviar até cerca de 60% do binário para as rodas traseiras, e tem agora função de desativação para maior eficiência em situações em que não é necessário distribuir binário às rodas traseiras.
Cilindrada: 1993 cm3
Potência: 184 cv
Binário: 315 Nm
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração de 0-100 km/h: 8,8 s
Emissões CO2: 120 g/km
Consumo de combustível: 5,3 l/100 km
Cilindrada: 1993 cm3
Potência: 184 cv
Binário: 315 Nm
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração de 0-100 km/h: 9,2 s
Emissões CO2: 126 g/km
Consumo de combustível: 5,5 l/100 km
Para além deste, existe ainda uma versão a gasolina com o motor 1.5 l, disponível com caixa manual e automática. Existem quatro níveis de equipamento, sendo que o de topo só está disponível na versão híbrida. Ambas as versões têm variantes AWD, mas apenas o 1.5 l está disponível na configuração de sete lugares. Os preços começam nos 32 950€ para o 1.5 l e nos 38 500€ para a versão híbrida. De acordo com a nova exceção à lei das portagens, as versões 4×2 são Classe 1 com dispositivo de Via Verde.
Em breve iremos ter um contacto alargado com o novo Honda CR-V Hybrid disponível aqui, na nossa secção de ensaios.