Penamacor. A atalaia das planícies.

Com lendas à mistura das origens da Terra do Magor, Penamacor encerra o percurso natural da história de um território à beira das terras espanholas.

Seja qual for o lado por onde possamos chegar a Penamacor, a tranquilidade da paisagem, a matiz do cenário e a altaneira torre do castelo mostram-nos cenários onde nos podemos perder entre a planície da Beira Baixa, a Serra de Sta. Marta e, claro, as paisagens raianas. Fomos visitá-las a bordo do Nissan Ariya e-4ORCE.

São dois os percursos que oferecemos para que possa desfrutar de um concelho entre a serra e a planície. Com lendas à mistura das origens da Terra do Magor, Penamacor encerra o percurso natural da história de um território à beira das terras espanholas. De uma quase terra de ninguém, Penamacor conseguiu protagonizar diferentes episódios de defesa de Portugal. De D. Sancho I passando por D. Dinis ou D. Manuel I, o atravessar dos tempos provou a valentia das gentes locais que se impuseram por uma personalidade vincada.

Descobrir Penamacor

Antes de sair para a primeira parte do percurso, que se faz junto à Câmara Municipal, desfrute da envolvência do casario. Terra de grandes tradições etnográficas (ainda há pouco assistimos à celebração do madeiro de Natal), espreite pelo Museu Municipal os roteiros do concelho e faça uma visita aos antigos Paços do Concelho, um edifício que data do séc.XVI. No cimo da vila tem para ver o antigo Poço del Rei, uma cisterna com história em tempos de cerco. Da arquitetura religiosa, destacamos a igreja matriz, a igreja da Misericórdia, com um altar em talha dourada (séc.XVI), o Convento de Sto. António, fundado nos anos de 1600 pelos frades Capuchos ou, ainda, a capela de N.Sra do Incenso de estilo barroco.

A bordo do Nissan Ariya e-4ORCE

Para descobrirmos as paisagens do concelho, levámos o novo Nissan Ariya 100% elétrico connosco. Num ambiente tão frugal e belo de aparência cénica, o modelo elétrico da marca japonesa está como peixe na água. Em primeiro lugar graças ao facto de não termos ruido a interferir com o desfrutar da natureza. Em segundo lugar, pela agradabilidade de condução.

Roteiro Penamacor Nissan Ariya 41

Reforçada pelo facto de a versão deste Ariya ser a e-4ORCE que oferece tração integral. E se desconfia da capacidade de um modelo elétrico andar pelos caminhos de terra, faz mal.

O Nissan foi nosso companheiro de viagem ao longo do percurso sem um queixume e nunca nos deixando ficar mal. Uma agradável surpresa pela amplitude de pisos que enfrentou. Até mesmo as subidas e descidas muito íngremes que alguns modelos todo-o-terreno convencionais torcem o nariz a enfrentá-las, são obstáculo para o Nissan Ariya!

Um percurso recheado de surpresas

Esta primeira parte do percurso não é difícil, recomendam-se as cautelas de sempre sobretudo se o piso estiver molhado. Por entre cenários agrícolas e campestres, passamos por Águas. À beira de fontes termais, a localidade possui um complexo termal chamado Fonte Santa, já referenciadas no tempo do Marquês de Pombal. Águas, com as memórias do aventureiro José Megre cuja entrada do portão de casa lhe exibe uma homenagem. Em frente à casa existe um jardim com uma gruta que data de 1908 em honra de N. Sra.de Lourdes. O trajeto termina na cidadela de Penamacor, um local único onde se destaca a Torre de Menagem, um edifício fortificado, testemunho vivo da antiga alcáçova.

E se esta primeira parte não colocou desafios que exigissem algo especial ao Nissan Ariya, ficamos deliciados com a forma como os 306 cv são, facilmente, explorados. E a caminho da segunda parte do percurso ensaiamos as medições de consumos. Uma vez mais o Ariya foi uma agradável surpresa com a bateria de 87 kWh a conseguir esticar a autonomia para uns excelentes 390 km reais. Com a capacidade de carregamento rápido, planear viagens mais longas é fácil. Viagens essas que são facilitadas, também, pelo amplo espaço interior que todos desfrutam, sentados em bancos confortáveis.

Por outro lado, temos de destacar o equipamento muito completo que oferece todas as comodidades necessárias para explorar uma viagem ou o percurso pendular quotidiano. O prazer de condução em estrada e a eficácia do Nissan Ariya fora de estrada são complementados por uma generosa bagageira com 415 litros que, lá está, permite encarar qualquer viagem sem ansiedades.

Naturalmente que depois de um primeiro percurso menos exigente, mas ultrapassado com classe pelo Nissan Ariya encarámos a segunda proposta em termos de trajeto com a mesma confiança.

Explorar um segundo percurso

A segunda proposta é bem mais desafiante, mais aventureira. Aliás, caso não se sinta à vontade para realizar alguma parte do trajeto, nomeadamente o último corta-fogo assinalado no Road-Book, não hesite em fazer a alternativa. Desloque-se, então, até à localidade de Meimoa. Antes de realizar o Road-Book, aproveite para visitar o museu Dr. Mário Bento, um verdadeiro exemplo de preservação patrimonial onde se guarda e expõe uma coleção arqueológica e etnográfica. Coloque a zero o conta-quilómetros no largo, à entrada da ponte romana.

No caminho, aproveite para desfrutar da paisagem oferecida pela serra de Sta. Marta, das alturas da Estrela à planície a sul que contempla as terras de Monsanto e a meseta ibérica além-fronteiras.

Desfrute dos sabores de Penamacor

E apesar de estarmos a caminho da primavera, os sabores um pouco mais quentes ainda nos apelam a desfrutar da tradição gastronómica. Do fumeiro às carnes de caça, as escolhas não faltam num hino ao paladar da Beira Baixa. O bolo de ovos ou o arroz-doce complementam uma refeição que pode ser acompanhada por um dos bons exemplares da pinga da região.

Uma vez mais o Ariya esteve à altura dos desafios propostos e apenas os pneus de estrada colocaram algumas dificuldades. Evidentemente que os consumos de energia se ressentiram deste troço mais exigente, mas a média raramente passou dos 22 kWh/100 km. Um valor elevado, é certo, mas perfeitamente enquadrado na dificuldade do percurso que escolhemos nesta segunda proposta.

Por outro lado, o Nissan Ariya saiu do percurso sem dificuldades e regressou a consumos mais interessantes colocadas as rodas no asfalto. E aqui percebemos que o nível de conforto acústico e no andamento é elevado. Acreditem que andar nos socalcos do percurso, ultrapassando as dificuldades propostas não foi muito diferente do rolar em asfalto liso.

Roteiro Penamacor Nissan Ariya 1

Um caso sério de conforto este Nissan! Os percursos que escolhemos são, tão somente, uma proposta de descoberta deste concelho. Com mais algum tempo, fica aqui lançado o desafio para descobrir as restantes freguesias que compõem o concelho de Penamacor sempre aberto com uma hospitalidade única. E fiquem tranquilos que tudo aquilo que propomos pode ser feito ao volante de um automóvel 100% elétrico. O Nissan Ariya e-4FORCE provou exatamente isso no final deste roteiro.

Siga o Roadbook e venha descobrir Penamacor